Tempo de leitura: 4 minutos
Olá,
Muito prazer, meu nome é Gustavo Rigon. Tenho, a partir de hoje, a importante e grata missão de escrever artigos a você, Investidor de Sucesso, sobre uma das grandes paixões que tenho na vida: investimentos. Neste primeiro contato irei explicar a famosa Fórmula Mágica para escolher as melhores ações para investir na bolsa de valores. Sim, ela realmente existe!
Ao final, vou mostrar como aplicar a fórmula e descobrir quais as melhores ações para investir na Bovespa hoje. E, por fim, iremos disponibilizar uma planilha com o ranking das 115 ações utilizadas no experimento. É só informar o seu e-mail e baixar!
Vem comigo!
Os índices que ajudam a escolher as melhores ações
A famosa Fórmula Mágica, de Joel Greenblatt, aplica os conceitos do livro “The Little Book that Beats the Market” para revelar quais as melhores e piores empresas para se comprar ações no momento. A ideia de Greenblatt consiste em elaborar um ranking utilizando dois múltiplos bem conhecidos: ROIC e EY.
Explicando: Return On Invested Capital (ROIC), como o próprio nome sugere, é o retorno sobre o capital investido e é utilizado, basicamente, para nos fornecer o senso de quão bem a empresa está usando seu dinheiro para gerar retorno. Já Earnings Yield é um indicador que utiliza o lucro por ação (LPA) dos últimos doze meses divididos pela cotação atual da ação.Para encontrar os dados das empresas (ROIC, LPA e cotação) sugiro utilizar o site: www.fundamentus.com.br.
Aí vai um exemplo bem simples de como encontrar o EY: vamos supor que a ação está sendo cotada a R$ 10 e o Lucro por ação (LPA) do último ano foi de R$ 0,50. É só dividir os 50 centavos por 10 reais (0,50/10), multiplicar por 100, que chegamos ao EY de 5%. Esse indicador serve para mostrar, entre outras coisas, se a ação está barata ou cara, de acordo com o lucro que vem entregando ao acionista.
Como montar o ranking das melhores ações para investir
No topo da primeira lista, inclua as empresas com maiores ROIC – e siga na ordem decrescente, pois quanto maior o ROIC, melhor.
Na segunda lista, coloque no topo as empresas com os maiores EY – e siga na ordem decrescente, pois quanto maior o percentual de EY, mais descontada a empresa se encontra.
Por fim, ambos os rankings são somados e as empresas com as menores pontuações seriam, em tese, as empresas lucrativas a preços mais atrativos no momento – e que, deverão ser analisadas de forma mais profunda para possíveis investimentos.
Veja como escolher as melhores ações para comprar na Bovespa
Segue, então, um exemplo prático: a empresa A foi a 1ª colocada em ROIC e a 40ª colocada em EY, totalizando 41. Já a empresa B foi a 15ª colocada em ROIC e a 20ª colocada em EY, totalizando 35. Neste caso, apesar de a empresa A ser a líder em retorno sobre capital, o certo, segundo a fórmula, é investirmos na empresa B, que somou menos pontos.
Vou dividir com você, então, o levantamento que fiz esta semana ao replicar a Fórmula Mágica de Greenblatt, utilizando a média do ROIC e a média do EY dos últimos cinco anos, em 115 empresas da Bovespa. Com vocês, o resultado: e as 5 primeiras empresas do ranking foram…
5 melhores empresas para investir na Bovespa esta semana:
1° Tarpon (TRPN3);
2° Transmissões Paulista (TRPL4);
3° Unipar (UNIP6);
4° Portobello (PTBL3);
5° Comgás (CGAS5).
5 piores empresas para investir na Bovespa esta semana:
110° Triunfo (TPIS3);
111° Metalúrgica Gerdau (GOAU4);
113° Paranapanema (PMAM3);
114° Usiminas (USIM5);
115° Gafisa (GFSA3).
Baixe aqui a planilha completa com as empresas lucrativas mais baratas da Bovespa!
*Dados foram apurados na segunda quinzena de julho.
Muita cautela na hora de investir
Cabe ressaltar que toda e qualquer fórmula (mesmo a Mágica) deve ser utilizada de maneira MUITO prudente; servindo somente como um bom indício de investimento e nunca como um indicador definitivo. De forma que recomendo a utilização do ranking apenas como um primeiro filtro. Especialmente considerando o festival de bizarrices políticas e a dificuldade de se prever algo neste País.
Posto isso, gostaria de dar as boas-vindas a você e de ratificar o meu compromisso de me esforçar para que a leitura, na medida do possível, seja agradável, com informação útil, relevante e que, de alguma forma, o ajude no desenvolvimento pessoal e financeiro.
Conte comigo nessa tarefa!
Abraço,
Gustavo Rigon.
*Gustavo Rigon é colunista e escreve semanalmente para este blog e para a newsletter Investidor de Sucesso.