O que é preciso para superar o medo de investir?

Tempo de leitura: 3 minutos

medo de investirSeja no mercado de ações, na renda fixa, nos fundos de investimentos imobiliários, em Forex ou em tranding, não importa: fazer aplicações é uma ótima maneira de multiplicar seu capital e conquistar a tão sonhada independência financeira! Mas, apesar de todos os benefícios, muitas pessoas sentem um enorme medo de investir e, por falta de conhecimento ou orientação, não acreditam que possam ter sucesso no mercado financeiro.

É verdade que para tornar-se um investidor é preciso estar disposto a ter algumas perdas e enfrentar outras dificuldades que possam aparecer pelo caminho. Ainda assim, para aqueles que se dedicam e têm foco, os ganhos serão muito maiores que qualquer prejuízo. E se você está disposto a entrar de cabeça nesse mercado, veja aqui o que é preciso para superar o medo de investir e saiba como se tornar um verdadeiro Investidor de Sucesso!

Amplie seu conhecimento

Independentemente de qual seja o mercado de investimentos que você escolha para começar, ele só lhe trará grandes riscos se você não investir em seu conhecimento. Aliás, este é um dos principais erros dos investidores iniciantes, que preferem investir por meio de bancos e gerentes pouco preparados e acabam perdendo potencial de rendimento.

Por isso, em vez de confiar em profissionais pouco preparados, o melhor é se dedicar para entender melhor sobre cada um desses mercados, saber qual tipo de investimento melhor atende às suas expectativas e necessidades, ler livros sobre o assunto, fazer cursos e até procurar pessoas mais experiente que já tiveram êxito nessa área.

Comece aos poucos

Mercados como a bolsa de valores permitem que se comece a investir mesmo com pouco capital. Assim, se você está com medo de começar aplicando uma grande quantia de dinheiro, experimente fazer aplicações menores e aproveite para testar as metodologias que você pretende seguir.

Conforme for tendo lucros, você pode reinvestir o dinheiro conquistado e ir ganhando confiança aos poucos para aumentar o valor de suas operações.

Faça um planejamento de suas finanças

Para evitar os imprevistos e conseguir ter um controle real de suas aplicações, é extremamente importante fazer o planejamento de suas finanças. Isso envolve fazer o controle de suas despesas pessoais e do quanto você pode investir por mês sem que isso comprometa demais a sua renda.

Dessa maneira, você tem a tranquilidade de preservar o dinheiro necessário para manter seu padrão de vida e precisará apenas reservar uma parte do que sobra para multiplicar o seu capital.

Fale com investidores mais experientes

Se mesmo com tudo isso você ainda estiver com medo de investir, procure investidores mais experientes e pessoas que obtiveram êxito nos mercados de aplicações. Ouvindo e compartilhando suas experiências, você se sentirá mais seguro até mesmo para não cometer os mesmos erros e saber onde é preciso focar.

Vale também participar de um grupo de Mastermind, formado por pessoas que geralmente são da mesma área de atuação e que tem como objetivo trocar experiências e intensificar o aprendizado.

Gostou das dicas? Então, se você quer ter ainda mais segurança para começar a investir, inscreva-se no curso do Investidor de Sucesso e veja como é possível conquistar a sua independência financeira!

Acabe com o medo de investir com mais informação: