Como sair da zona de conforto e ser um investidor de sucesso

Tempo de leitura: 4 minutos

sair da zona de confortoQuando alguém começa a fazer seu planejamento financeiro com o objetivo de investir para conquistar a independência financeira, tende a escutar muito o que as pessoas a sua volta têm a dizer sobre o assunto. Como a maioria das pessoas não se esforça para sair da zona de conforto e não aprende a realizar investimentos, a tendência é que os demais do seu círculo também mantenham-se no mesmo patamar.

Isso acaba acontecendo porque aqui no Brasil é difícil encontrar alguém que tenha educação financeira, pois a maioria das famílias não debate sobre o assunto e muita gente acaba não tendo noção de que caminho seguir na hora de investir. (Nesse post falamos sobre a Importância da Educação Financeira)

E é justamente por não conhecer alguém que tenha feito algum tipo de investimento antes que aumenta a insegurança do investidor em potencial e faz com que ele mantenha-se também na zona de conforto. Veja o que fazer para conseguir sair da zona de conforto e ser um investidor de sucesso:

Prepare-se psicologicamente para sair da zona de conforto

Sair da zona de conforto significa aprender a fazer investimentos que você antes achava arriscado. Quando você sai, por exemplo, da renda fixa para a renda variável, você estava acostumado a um esquema confortável, onde seu ganho, mesmo que pouco estava garantido. Ao mudar para variável – seja investimentos imobiliários, bolsa de valores, trading, Forex – você tem que se preparar psicologicamente para ganhos e perdas.

Lembre-se: renda variável pode trazer mais rentabilidade

Se não preparar seu MindSet – ou seja, sua mentalidade – para ganhar e perder, você não vai conseguir sair da zona de conforto de seu investimento e não terá uma rentabilidade mais alta. (Nesse artigo damos algumas dicas para você adotar a mentalidade de um Investidor de Sucesso)

Como já falei várias vezes aqui no blog e no canal do Youtube essa rentabilidade mais alta é essencial para você conquistar sua liberdade financeira.

Identifique seus medos

Claro, essa mudança de postura vai fazer com que você se sinta desconfortável no início, mas é preciso encarar. É bem possível que você passe a ouvir ainda mais de quem está à sua volta: “Ih, isso não vai dar certo!” ou “Investir é muito arriscado!” e esse tipo de comentário venha a aumentar ainda mais o seu medo. Tome cuidado pois é justamente esse sentimento que pode levar você a investir errado e a tomar decisões emocionais.

Já publicamos um post bem interessante aqui que fala quais são os fatores limitantes para conquistar a liberdade financeira. Veja quais são os principais problemas além do medo e tente se superar.

Utilize um método para ser um investidor de sucesso

Na hora de investir é preciso tomar decisões racionais, é necessário ter um método previamente testado. A minha dica é: se prepare para sair da zona de conforto. A primeira coisa que você precisa ter é consciência de que vai começar a fazer algo que não está acostumado.

Conclusão

Ao começar a investir, é importante que você ignore os comentários de quem não tem nenhuma experiência com renda variável e, além disso, observe seus medos. Avalie se você está tendo uma decisão racional ou emocional na hora de colocar uma ordem no mercado ou tomar uma decisão da distribuição do seu patrimônio, por exemplo. Perceba se sua ação está sendo baseada no medo ou não.

É bem importante que você não deixe o medo te paralisar! Invista em conhecimento e mãos à obra! Comece já aprendendo o nosso método, onde eu ensino o passo a passo para conquistar a liberdade financeira realizando investimentos. Clique aqui e fique por dentro das informações valiosas que eu compartilho com meus alunos no Treinamento Investidor de Sucesso!

Anote aí para sair da zona de conforto e se tornar um Investidor de Sucesso: