Os Segredos da Mente Milionária de um Investidor de Sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

Certamente você já deve ter ouvido falar no livro Os Segredos da Mente Milionária. No post de hoje vamos falar sobre os principais conceitos que o autor T. Harver Eker aborda no best-seller. As ideias abordadas por ele são importantíssimas para quem quer conquistar a liberdade financeira, criar negócios bem sucedidos e ser um investidor de sucesso.os-segredos-da-mente-milionaria

Como explicamos no post A Mentalidade de um Investidor de Sucesso, trabalhar seu mindset, ou seja, sua programação mental, de forma a aceitar que você é capaz e merece ser rico é tão importante para chegar lá quanto dominar as técnicas de investimentos que a gente vem ensinando aqui no blog, nos vídeos em nosso canal do YouTube ou no curso Investidor de Sucesso.

Decidi compilar algumas das principais dicas do livro Os Segredos da Mente Milionária para ajudá-lo(a) a identificar quais são os principais entraves psicológicos que estão o distanciando de sua independência financeira. Este é apenas um resumo para que você possa fixar os conceitos, no entanto, recomendo fortemente que leia o livro para que compreenda melhor e internalize essas questões.

Vamos começar:

Crenças negativas

Eu tive oportunidade de conhecer o T. Harver Eker pessoalmente e aprender ao vivo com ele, durante um evento aqui no Brasil. Um dos aspectos principais do livro são as crenças negativas sobre dinheiro que estão muito enraizadas em nossa cultura. Todos nós temos isso no nosso subconsciente, num grau maior ou menor. Isso faz com que a gente tome medidas e atitudes que acabam nos prejudicando financeiramente.

Veja quais são  elas e se você se enquadra nesses padrões de pensamento:

Ser rico é ser mau

No Brasil , a gente vê muito isso nas novelas, onde o personagem rico é uma pessoa corrupta, boçal, safada, que não respeita ninguém… Isso faz com que a gente reforce a mentalidade de que quem é rico é mau, o que não é verdade. Existem pessoas com essas características, sendo pobre ou ricas. O que determina o caráter de uma pessoa não é o grau de riqueza ou pobreza. Simplesmente é uma característica de cada pessoa.

Você não se tornará uma pessoa má se você vier a ser rico. Inclusive, se você for rico, você terá muito mais condições de ajudar outras pessoas financeiramente, fazendo doações para instituições de caridade. Então, se você tem algum dilema moral sobre ser rico, foque nessa questão de que você não será o único beneficiado ao se tornar bem-sucedido, já que poderá aproveitar o dinheiro que ganhar para fazer o bem.

Pessoas ricas trabalham muito

Existe também uma crença relacionada ao processo de enriquecimento, que afirma que ganhar dinheiro e fazer bons investimentos é algo muito difícil. As pessoas em geral acreditam que é muito demorado e complicado de conseguir enriquecer. São bloqueios que impedem os investidores de chegarem aonde desejam e aonde merecem chegar.

É muito importante que você pare e preste atenção no que você acredita: sobre o que é possível conseguir ou não, de que forma você vai conseguir e eliminar todas essas crenças negativas em relação a dinheiro.

Como já expliquei várias vezes aqui e nos cursos, o processo de enriquecer pode ser simples e relativamente rápido. No início você vai precisar investir um pouco de tempo para se capacitar e aprender as técnicas, mas depois de alguns meses, você será capaz de continuar investindo dispendendo apenas poucos minutos por semana. Nesse post explicamos como você consegue em pouco tempo deixar o seu dinheiro trabalhando por você.

“Eu não sou capaz”

Outra crença limitante muito comum é de que a liberdade financeira e a riqueza não vão chegar para você. Conheço muitas pessoas que começaram com quase nada e hoje têm um ótimo padrão de vida e ganham muito dinheiro. A diferença é que eles acreditaram. Então, você tem que abandonar qualquer tipo de crença que você possa ter nesse sentido.

O que acontece muitas vezes é que você se autossabota. Por exemplo, vamos dizer que você já invista no mercado financeiro há algum tempo, já esteja dominando as técnicas e comece a ganhar dinheiro, mas, em função dessas crenças, acaba tomando atitudes mais arriscadas na hora de investir, operando com riscos demais, ou operando em excesso, e acaba fazendo besteira e perdendo dinheiro. Muitas vezes, isso é obra do seu inconsciente, que tem registrado que você não pode ganhar dinheiro e, para seguir essa crença, você se autossabota e acaba perdendo o que conquistou.

Isso acontece porque você tem essa crença, mas não sabe que isso está acontecendo no seu inconsciente. É importante prestar atenção e identificar seus padrões de pensamento, para que possa eliminar essas crenças limitantes e ter mais chances de enriquecer.

***

Dica para a vida

Verificar seus padrões de pensamento, identificando as crenças negativas, é um método que funciona para tudo  na vida. No caso do livro, elas são analisadas em relação ao dinheiro, mas podem ser aplicadas para tudo o que você deseja. Por exemplo, se você está desejando mudar-se para um novo apartamento, observe se o seu foco está no padrão negativo “não aguento mais esse apartamento”, em vez de no modo positivo de pensar, como “eu mereço um novo apartamento”.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, você pode conferir o post sobre o livro Pai Rico, Pai Pobre, onde abordamos a diferença de pensamento entre um pai rico e um pai pobre, ambos com perfeitas condições de enriquecer, não fosse pela forma diferença de pensar.

Você pode conferir também o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre o livro Os Segredos da Mente Milionária. Já para aprender as técnicas de investimentos financeiros, recomendo, para iniciar, o nosso eBook gratuito O Passo a Passo para ser um Investidor de Sucesso. Além disso, o nosso curso Investidor de Sucesso, que é imperdível, pois com ele você aprende a investir no mercado financeiro – começando do zero – até conquistar a sua liberdade financeira.

Anote aí para continuar desenvolvendo sua mente milionária e se tornar um Investidor de Sucesso: