O que Você Precisa Fazer Agora para Evoluir como Investidor?

Tempo de leitura: 3 minutos

evoluir como investidor

Até mesmo os investidores que conseguem as melhores rentabilidades no mercado financeiro começaram de onde você está agora. Para ter sucesso, o mais importante é conseguir evoluir como investidor, caminhando sempre em direção da tão sonhada independência financeira.

Saiba aprender com erros e acertos

É importante atentar-se que isso não significa, de forma alguma, deixar de se arriscar em um determinado mercado apenas porque teve um resultado ruim. Na verdade, trata-se de saber tirar as melhores lições de todas as operações que realizou.

Enquanto os fracassos te mostram de maneira mais clara os pontos que você deve melhorar, os sucessos precisam ser observados com maior cuidado. Afinal, se não soubermos analisar o motivo que levou uma estratégia a ser bem sucedida, não será possível tirar o melhor proveito dela.

Planejamento

Cada passo de um Investidor de Sucesso é calculado com bastante cuidado e segue um planejamento bem definido. Saber como montar e atualizar a carteira de aplicações é fundamental para conseguir evoluir como investidor, principalmente em longo prazo.

A capacidade de manter a estratégia traçada é um dos pontos mais importantes para quem quer ter sucesso.

Aliar análise gráfica e fundamentalista

Cada uma das metodologias tem suas características e particularidades, sendo melhor utilizadas para determinar diferentes aspectos da saúde de um ativo. Um investidor experiente sabe quais indicadores considerar sobre os resultados de uma análise gráfica e quando uma análise fundamentalista poderá ser o meio mais eficaz para fazer uma projeção em médio e longo prazo.

Calcular os riscos de um investimento

“Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr.” Essa célebre frase de Peter Druker, considerado por muitos como o pai da administração moderna, reflete a importância de encontrar o equilíbrio entre riscos e retorno sobre investimentos.

Um investidor experiente sabe que para ter maior lucratividade é preciso perceber quais os riscos valem a pena serem corridos. Para isso, ele deverá fazer uma projeção estatística da probabilidade do sucesso desse investimento e separar apenas uma porcentagem do seu patrimônio para essa aplicação.

Saber que perder faz parte do jogo

O medo é uma terrível força paralisante. Muitos investidores param de arriscar quando perdem dinheiro investido em um ativo, retirando todo o seu investimento ao menor indicativo de queda. Essa atitude, quando é motivada apenas pelo medo, atrapalha o planejamento estratégico e impede a obtenção de melhores resultados.

Investir em conhecimento

Quanto mais um investidor entende como funciona o mercado em que atua e o que realmente pode afetar o valor de um ativo, melhores serão os seus rendimentos. Para ajudá-lo a evoluir como investidor constantemente, nós criamos o curso Investidor de Sucesso, que vai fornecer boa parte dos conhecimentos necessários para ter melhores retornos financeiros desse mercado.

Outros links importantes para você continuar evoluindo como investidor: