O Passo a Passo Para Entender Gráficos de Investimento

Tempo de leitura: 3 minutos

gráficos de investimentosErroneamente, muitas pessoas creditam o sucesso no mercado financeiro, principalmente, a sorte, experiência ou intuição. No entanto, o lucro obtido, na maioria dos casos, se deve a um conhecimento sobre o mercado e a capacidade de prever qual será sua próxima movimentação para se antecipar a ela.

Nesse caso, a previsão do futuro é um processo matemático e não místico, no qual as bolas de cristal são substituídas por gráficos de investimento e indicadores de mercado. A análise técnica ou análise gráfica é uma metodologia bastante simples, na qual é possível encontrar as tendências do mercado e prever se uma ação irá se valorizar ou desvalorizar.

 

Entendendo Gráficos de Investimento

Essa ferramenta registra as oscilações do mercado, indicando os momentos em que houve variações na cotação de um ativo. Embora possam parecer complexos à primeira vista, a grosso modo, para entender um gráfico de investimento é preciso realizar duas ações.

A primeira delas é definir um tempo a ser observado. Especialistas recomendam fazer um recorte referente ao mesmo período em que deseja obter retorno sobre a aplicação. Sendo assim, para prever o momento do mercado nos próximos seis meses, devem ser observados os seis anteriores. Depois vem o trabalho mais importante, identificar se o mercado está seguindo uma tendência de alta ou de baixa.

 

Identificado tendências com gráficos de investimento

Para esse objetivo, os investidores de sucesso utilizam dois tipos de gráficos: barras e candlestick. A vantagem dessas duas ferramentas é a disposição de informações como as cotações máximas e mínimas e os valores dos ativos na abertura e fechamento do pregão.

As tendências de alta ou baixa são encontradas ao observar os topos e fundos dos gráficos. Quando os dois indicadores, analisados em um determinado intervalo de tempo, estão “subindo”, indicam uma tendência de alta, o contrário de baixa.

 

Mercado Futuro

Embora muitos investidores foquem suas forças em operações diárias, a volatilidade dos preços das ações negociadas com esse objetivo é um grande problema para quem está começando. Sendo assim, a melhor forma de diminuir os riscos e aumentar o retorno sobre os investimento é montar uma carteira com ativos de médio e/ou longo prazo.

Entender os gráficos de investimento é fundamental, pois os padrões e tendências sempre se repetem em diferentes períodos de tempo. Nesse tipo de análise, o investidor deverá utilizar-se dos gráficos para observar períodos antigos e buscar por padrões e tendências que deverão se repetir no futuro, conseguindo prever, até mesmo, uma mudança de direção do mercado.

Em investimentos de médio e longo prazo é imprescindível, além da análise gráfica, utilizar indicadores como Índice de Força Relativa, Médias Móveis, Linhas de MACD, Estocástico e Banda de Bollinger para escolher os ativos que irão compor sua carteira. Além da análise técnica, para montar uma carteira de médio e longo prazo também será necessário combinar esses dados com os obtidos por uma análise fundamentalista, identificando as empresas com maior capacidade de gerar valor.

 

Investidor de Sucesso

Entender gráficos de investimento é indispensável para conseguir o retorno financeiro esperado, porém, essa não é a única técnica necessária para se tornar um investidor de sucesso. Por isso, nós oferecemos  curso Investidor de Sucesso, que reúne conhecimentos que irão lhe auxiliar a montar uma carteira de ações e a cruzar e interpretar informações obtidas em diferentes ferramentas.