A lista de sucesso dos melhores – e imperdíveis – filmes para investidores

Tempo de leitura: 6 minutos

Fim de ano é sinônimo de renovar as energias, descansar e se organizar para o próximo. É hora de diminuir o ritmo e também aproveitar bastante a família. Pensando nisso, a equipe do Investidor de Sucesso preparou uma seleção imperdível com os melhores filmes para investidores, para você assistir durante o merecido descanso.

Afinal, tem coisa melhor do que reunir todo mundo na sala para dividir esse momento? Então, olha só o que vem por aí: sugestões de documentários e ficções que irão satisfazer não apenas o seu interesse pela sétima arte, mas também pelo mercado financeiro : ) Gostou da ideia?

Chegou a hora de desvendar um pouco mais sobre esse mundo fascinante dos negócios e investimentos. Prepare o ambiente, chame a família e leve a pipoca. Nove filmes realmente imperdíveis o esperam para inúmeras sessões como a essa. E, com vocês, nossa lista de sucesso:

 

1- Trabalho interno

Melhores Filmes para Investidores - Trabalho interno

Título original: Inside Job

Direção: Charles Ferguson

Elenco: Matt Damon (narrador)

Gênero: Documentário

Nacionalidade: EUA

Ano: 2010

Um olhar minucioso sobre a crise que atingiu o mundo e fez milhões de pessoas perderem suas casas e empregos. Assim, o diretor Charles Ferguson busca desvendar os motivos que levaram ao rombo de 2008 na economia americana. Por meio de pesquisas e entrevistas com grandes referências no assunto, seu intuito é o de defender a tese de que os bancos sabiam o que poderia acontecer no país.

2 – Enron: Os mais espertos da sala

Melhores Filmes para Investidores - Enron

Título original: Enron: The Smartest Guys in the Room

Direção: Alex Gibney

Elenco: Peter Coyote, Arnold Schwarzenegger, Jay Leno, entre outros.

Gênero: Documentário

Nacionalidade: EUA

Ano: 2005

Do topo ao abismo. Veja depoimentos eletrizantes sobre a trajetória da americana Enron: a sétima maior companhia do país, com 21 mil funcionários e que pediu falência em 2001. O filme mostra como a organização se envolveu no maior escândalo corporativo dos Estados Unidos e deixou  acionistas e investidores sem um único tostão.

3- Grande demais para quebrar

Melhores Filmes para Investidores - Grandes demais para quebrar

Título original: Too Big to Fail

Direção: Curtis Hanson

Elenco: Topher Grace, Paul Giamatti, Michael O’Keefe, entre outros.

Gênero: Drama

Nacionalidade: EUA

Ano: 2011

Produzido para a televisão e exibido pela HBO, o longa é uma ficção que traz uma nova perspectiva para crise de 2008. Nele, o Secretário do Tesouro Estadunidense, Henry Paulson, apresenta os fatos pela sua ótica de negociações com banqueiros e a busca por soluções privadas. Personalidades ilustres como Warren Buffett (maior investidor do mundo) e Dick Fuld (CEO do Lehman Brothers) também aparecem representadas.

4 – Wall Street: Poder e Cobiça

Melhores Filmes para Investidores - Wall Street

Título original: Wall Street

Direção: Oliver Stone

Elenco: Michael Douglas, Martin Sheen, Charlie Sheen, entre outros.

Gênero: Drama

Nacionalidade: EUA

Ano: 1987

Um dos filmes mais conhecidos sobre a Bolsa de Valores. A história se passa em Nova York onde um jovem e ambicioso corretor (Bud) começa a trabalhar secretamente para um poderoso investidor do mercado de ações (Gekko). Para enriquecer, Bud oferece informações privilegiadas para Gekko até que, um belo dia, o risco de suas operações sigilosas bate à sua porta. Um filme sobre ganância, falta de ética e atividades ilícitas.

5 – À Procura da Felicidade

Melhores Filmes para Investidores - À Procura da Felicidade

Título original: The Pursuit of Happyness

Direção: Gabriele Muccino

Elenco: Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith, entre outros.

Gêneros: Comédia dramática/ Biografia

Nacionalidade: EUA

Ano: 2007

Baseado em fatos reais, o drama relata a história do vendedor Christopher Gardner (Will Smith). Desempregado e sem perspectivas financeiras, ele é abandonado por sua esposa e agora precisa cuidar do filho de apenas cinco anos de idade. Em meio a inúmeras dificuldades, Chris consegue um estágio não remunerado em uma corretora de valores até que, com toda sua persistência e dedicação, torna-se um grande milionário.

6- A Grande Aposta

Melhores Filmes para Investidores - A Grande Aposta

Título original: The Big Short

Direção: Adam McKay

Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt, entre outros.

Gênero: Drama, Comédia , Biografia

Nacionalidade: EUA

Ano: 2016

O empresário Michael Burry (Christian Bale) descobre que pode ganhar muito dinheiro ao apostar que o mercado imobiliário americano pode quebrar a qualquer momento. Sua visão traz uma enorme oportunidade a diversos investidores e mostra que é possível lucrar mesmo quando se investe contra um sistema. Ele o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) formam uma parceria e, juntos, fazem uma verdadeira fortuna durante a crise de 2008.

7 – O Dia Antes do Fim

Melhores Filmes para Investidores - O Dia Antes do Fim

Título original: Margin Call

Direção: J.C. Chandor

Elenco: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, entre outros.

Gêneros: Drama, Suspense

Nacionalidade: EUA

Ano: 2011

A postura ética em uma empresa é o enredo principal deste longa baseado em fatos reais. Quando o ex-chefe de Peter (Zachary Quinto), entrega e ele um pendrive com informações confidenciais, tudo pode mudar na empresa que está prestes a falir. Cerca de 80% dos funcionários já foram demitidos e o destino de Peter e de seus colegas agora está em suas mãos. No entanto, qualquer decisão errada pode levar ao fracasso. Um filme para refletir.

8 – Jogo do Dinheiro

Melhores Filmes para Investidores - Jogo do DinheiroTítulo original: Money Monster

Direção: Jodie Foster

Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Jack O’Connell, entre outros.

Gênero: Suspense

Nacionalidade: EUA

Ano: 2016

Neste suspense repleto de emoções, George Clooney é o polêmico apresentador de um programa sobre finanças na TV. Porém, uma infeliz recomendação para as ações de uma empresa de tecnologia deixam um investidor (Jack O’Connell) enfurecido. Gates e sua equipe agora se tornam vítimas do lunático e terão que enfrentar sérias consequências. Tudo isso transmitido ao vivo para o público que o acompanha.

9- Quants: Os Alquimistas de Wall Street

Melhores Filmes para Investidores - Quants

Título original: Quants: The Alchemists of Wall Street

Direção: Marije Meerman

Gênero: Documentário

Nacionalidade: Holanda

Ano: 2010

Conheça os mais inteligentes e perspicazes programadores do mundo. São eles que estruturam todo o sistema financeiro que conhecemos hoje, porém como fazem isso? Qual sua noção de realidade? É com essas dúvidas e um alerta para as operações financeiras que Marije Meerman dirige este  arrebatador documentário. Repense como investe seu dinheiro e assista o filme para entender o porquê.

Divirta-se com os Melhores Filmes para Investidores!

Esperamos que tenham gostado da nossa lista de sucesso com os melhores e imperdíveis filmes para investidores! Não esqueça de também compartilhar com seus amigos, quem sabe rola mais uma parceria e até mesmo uma boa troca de ideias para esses dias de férias, não é mesmo?

Faça bom proveito e conte sempre conosco!

Abraços do Marcello e de toda equipe : )