Investir ou abrir uma empresa? Você está no caminho certo?

Tempo de leitura: 8 minutos

“Constantemente pergunte-se como pode fazer melhor as coisas e continue se questionando.”

Elon Musk

Crise econômica, inflação e desemprego em massa. Temos enfrentado uma série de problemas no país. E uma nova indagação, sobre o que fazer para o futuro diante desse cenário de instabilidades, surge com força. “É melhor investir ou abrir uma empresa?”, muitas pessoas me perguntam isso, independente se estão trabalhando ou não.

Afinal, buscar por novas fontes de renda tornou-se a maior preocupação dos brasileiros por conta de duas novas necessidades: a segurança e a estabilidade nas suas finanças. E quem não quer isso, não é mesmo? Neste artigo irei explorar as principais vantagens e desvantagens de cada um dos dois investimentos, seja abrir uma empresa ou fazer aplicações financeiras.

Dessa forma, meu intuito é ajudá-lo nessa difícil tarefa de decidir sobre o seu amanhã com assertividade e eficiência. E lembre-se: se chegou até aqui, já temos o mesmo objetivo: ganhar cada vez mais dinheiro. Então, aproveite ao máximo a leitura e vamos em frente com muito sucesso!

Sobre ter um negócio…

Muitas pessoas sonham em empreender para ter liberdade de horários, tomar as próprias decisões e enriquecerem rapidamente. No entanto, as coisas não funcionam exatamente assim. Ser empresário consiste em trabalhar muito mais do que oito horas por dia, sacrificar feriados e finais de semana, além de, muitas vezes, não tirar férias.

Segundo dados estatísticos do Sebrae, diversos negócios fecham suas portas nos primeiros dois anos de vida. Portanto, na dúvida entre investir ou abrir uma empresa, primeiro pense bastante. Isso é o que você realmente quer fazer? É o que vai lhe trazer realização pessoal? Entenda suas expectativas e, se este for mesmo o seu sonho, faça acontecer.

As franquias são os modelos empresariais mais procurados pelos empreendedores. Isso porque são testadas antes de irem para o mercado e, de fato, funcionam. Em muitos casos, o dono também precisa acompanhar, mas apostar em negócios sólidos pode ser uma opção bem interessante.  No vídeo abaixo, e bastante recente, eu falo um pouco mais sobre isso. Confira:

Agora, se pretende montar uma empresa do zero, leve em consideração seus gostos e aptidões. Identifique sua maior habilidade, principais hobbies e veja de que forma trazer tudo isso para um produto ou serviço que atenda às pessoas. Após esse levantamento, pesquise se a ideia preencherá uma demanda e, em caso de resposta afirmativa, você estará no caminho certo ; )

Mas, tenha em mente que toda decisão é arriscada. Sempre respeite seu perfil como investidor e siga com segurança.

…E fazer aplicações financeiras

Investir ou abrir uma empresa - aplicações financeiras

Por outro lado, se você busca uma maneira de apenas remunerar o seu capital e não é apaixonado por determinado negócio, entre investir ou abrir uma empresa, a melhor alternativa pode estar nos investimentos do mercado financeiro. Você vai precisar de conhecimento também, é claro, mas de uma forma muito mais tranquila e com menos dores de cabeça.

E por que eu digo isso? Investir em uma franquia ou em outro negócio traz um risco inerente muito maior. E de perder tudo. A rentabilidade, da mesma forma, talvez seja bem inferior à esperada. Já nas aplicações financeiras, com um bom conhecimento, é possível ganhar muito mais. Sem contar a maior segurança, liquidez e menor dedicação de tempo.

Existem diversas modalidades de aplicações financeiras, a começar pelas de renda fixa e renda variável. Na primeira costuma haver menor lucratividade, mas oferece garantias para o investidor. Quanto à segunda, as chances de obter resultados satisfatórios são bem maiores. E a grande vantagem de tudo isso é: poder diversificar. Ou seja, montar uma carteira com vários investimentos para equilibrar os lucros e  minimizar o riscos totais.

Além disso, você não precisar deixar de exercer sua função atual para investir no mercado financeiro, assim como, também não precisará se dedicar totalmente a ele para ver os cifrões aparecerem. Você pode começar a aplicar seu dinheiro como um complemento extra para o seu futuro e utilizar o trabalho para aumentar seu potencial de aportes mensais.  

Com isso e, muito mais rápido do que imagina, trabalhar se tornará uma opção e você o fará somente por prazer ; )

Mas, se ainda está em dúvida…

 

Investir ou abrir uma empresa?

Veja quem ganha nessa batalha!

Investir ou abrir uma empresa

Foco no objetivo

investir ou abrir uma empresa - Foco no objetivo

E, então, você é empreendedor? Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens para cada uma das escolhas, por isso a importância de uma autoavaliação. Sendo assim, certo e errado não existem. Existe o que é melhor para o seu perfil como investidor. E tudo dependerá do que faz mais sentido para você, como vimos lá no início do post.

O fato é que você consegue ganhar dinheiro em ambas as opções. E investir ou abrir uma empresa têm em comum a necessidade de aprender sobre si mesmo, conhecer o mercado no qual irá atuar, aprimorar-se constantemente e trabalhar com dedicação. Aptidões essenciais para executar com excelência sua função e ser um profissional renomado.

Então, foco no objetivo! E se me permite sugerir: inicie com pequenos investimentos no mercado financeiro. Sinta como ele funciona, perceba suas reações e qual o impacto disso na sua rotina. Se sentir-se em pânico diante dessa situação, estará aí um bom indicativo de que abrir uma empresa não será positivo para você. Afinal, ela será todo o seu patrimônio em risco.

Investir e empreender

Quando você investe em ações, por exemplo, você se torna sócio de uma ou mais empresas e recebe conforme a sua participação. A diferença para o formato tradicional de uma sociedade é não ter a obrigação de atuar na administração delas. Assim, você as ajuda com seu capital, contribui com seu desenvolvimento e ainda recebe seus dividendos ou lucros anuais.

Então, é possível investir e empreender ao mesmo tempo? Sim, é! Inclusive no livro Pai Rico, Pai Pobre, o autor, Robert Kiyosaki, aconselha assim os seus leitores. Isso porque para empreender você precisa saber e entender sobre investir e assim por diante. Uma coisa está totalmente ligada a outra. Por esse motivo, Kiyosaki recomenda fortemente as ações.

Há ainda o mercado de fundos imobiliários, onde você pode adquirir cotas de imóveis e o Forex, cuja compra e venda de moedas estrangeiras podem oferecer uma excelente rentabilidade. Você pode administrá-los profissionalmente, também com o mesmo empenho que teria em uma empresa, na busca por sua realização pessoal.

E sob a ótica financeira, um empresário ou um investidor bem-sucedido estarão sempre sob o mesmo patamar. Dessa forma, invista ou empreenda, ou empreenda e invista, mas uma coisa é certa: seu negócio deve ser ganhar cada vez mais e mais dinheiro. Os maiores bilionários do mundo agem assim, seja Bill Gates, Warren Buffet ou Mark Zuckerberg.

Combinado?!

 Como começar  – Dicas Extras

investir ou abrir uma empresa - começar

Preparado para investir ou abrir uma empresa? Se liga, então, nas dicas:

  • Comece de forma planejada e tenha paciência;
  • Estude sobre os investimentos e informe-se;
  • Esteja preparado para todas as circunstâncias;
  • Entenda tudo sobre o seu mercado;
  • Tenha uma estratégia eficiente para todas as horas;
  • Corra riscos calculados e almeje crescer gradualmente;
  • Determine um valor de investimento mensal;
  • Antes de empreender, guarde um valor e invista;
  • Se preciso for, aperte o orçamento;
  • Melhore sua fonte de renda atual ou crie novas;
  • Faça de um negócio uma renda extra;
  • Cuidado com os famosos “negócios da China”;
  • Mantenha os investimentos e equilibre a carteira;
  • Compre ativos que gerem renda residual;
  • Aprenda sempre!

Assim, você poderá começar e alcançar a tão sonhada segurança e estabilidade financeira da qual tanto necessitamos na vida. E se nada vai lhe atrapalhar, seja crise econômica, inflação ou desemprego em massa, mude agora mesmo! Faça parte da nossa comunidade de excelentes investidores, a única no Brasil com resultados de contas reais nos investimentos!

Será um prazer imenso recebê-lo (a) para conhecer nosso método exclusivo, o qual já transformou a realidade de mais de 11 mil pessoas. O Método Investidor de Sucesso. Esperarei ansiosamente por você para contribuir na construção de uma vida muito mais próspera e tranquila a partir de hoje. Pois já dizia Steve Jobs:

“Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã e parar de nos preocupar com o passado.”

Um grande abraço e até daqui a pouco!

Marcello.