A Importância da Educação Financeira

Tempo de leitura: 2 minutos

educação financeiraA inteligência financeira nos seus investimentos vai determinar onde você vai chegar e com que velocidade você conseguirá atingir seus objetivos. Possuir inteligência financeira é ir além da simples educação financeira básica: é aprender a lidar com dinheiro de tal maneira que essa gestão garanta a qualidade de vida.

É somente a partir de uma boa educação financeira que será possível conquistar a tão sonhada independência financeira, que já mencionamos nesse post.

Quem possui dinheiro em fundos de investimentos ou na previdência privada e não sabe nem que tipo de ações que tem – e acaba investindo, por exemplo, em ações como Petrobras e Vale, empresas que não têm apresentado bons resultados  – sem saber direito o que está fazendo, dificilmente vai alcançar a liberdade financeira.

O resultado é bem diferente para quem tem inteligência financeira, que entende e busca sempre saber um pouco mais sobre educação financeira. Os investidores mais conscientes de seus investimentos – os investidores de sucesso, que têm uma boa carteira de ações, sabem muito bem que mesmo ações boas acabam caindo, continuam tendo um sono tranquilo, pois sabem que se a empresa continua bem, é questão de tempo haver a recuperação.

Nesse post aqui falamos mais a fundo sobre a diferença entre um investidor vencedor e um investidor perdedor.

Não existe tempo ruim para quem sabe investir

Quem se aprofunda um pouco mais e aprende realmente a investir e a fazer trading  e operações de um prazo um pouco mais curto – por exemplo, de alguns, dias, semanas ou meses – operações direcionais de copra e venda, tem como lucrar com a venda e lucrar com a queda. Isso tanto na bolsa, seja usando índices futuros, seja no mercado cambial, ou seja,no mercado de Forex.

Então, caro leitor, existem alternativas mesmo durante uma crise, com a bolsa em queda ou épocas de turbulência. Tudo depende do seu conhecimento, da sua inteligência financeira para que você consiga bons resultados no seus investimentos.

Veja esse post onde falamos sobre como prosperar mesmo em períodos de crise.

Sugiro que você realmente invista na sua educação financeira e no seu conhecimento, para que saiba como e quando investir o seu dinheiro, sem depender de terceiros. Se você souber tomar as melhores decisões financeiras, com certeza, ao longo dos meses e ao longo dos anos, vai acumular muito mais capital e mais rapidamente. Falamos sobre como conseguir mais rentabilidade nesse post aqui.

Investir mais em você e no seu conhecimento é uma atitude que pode fazer uma grande diferença no seu futuro. Isso vai ter um pay-off, muito bom. Ou seja, seus investimentos em aprendizagem se pagam. Pense nisso e busque aprender sempre!

Comece já fazendo o curso Investidor de Sucesso, onde eu ensino o passo a passo para conquistar a independência financeira por meio dos investimentos corretos.