Descubra o que impede você de conquistar a Liberdade Financeira

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos têm a possibilidade de conquistar a liberdade financeira, independente do salário que recebem, porém, algumas pessoas criam barreiras mentais que acabam sabotando suas oportunidades de alcançar esse sonho. Elas podem variar bastante de pessoa para pessoa, tornando o processo de descoberta dessas limitações lento e complicado. No entanto, investigar e quebrar essas barreiras é fundamental para conseguir ter sucesso no mercado financeiro e até mesmo em outras situações da vida. Nesse post dou algumas dicas para que você descubra onde estão os bloqueios que impedem que você de conquistar a liberdade financeira. Veja só:

Como essa limitação se apresenta

Uma forma de descobrir o que o impede de atingir sua independência financeira é observar quais são as desculpas usadas normalmente para explicar o porquê de suas finanças estarem desse jeito. Uma forma de ter essa resposta é encarar-se no espelho e fazer exatamente essa pergunta: “Por que ainda não atingi minha liberdade financeira?”

Muitas respostas irão surgir desse questionamento, sendo necessário anotá-las e fazer uma profunda análise para separar as limitações verdadeiras das barreiras que só existem na mente. No artigo Como funciona a mentalidade de um Investidor de Sucesso dou algumas dicas que podem ajudá-lo a identificar os principais entraves, confira!

Esqueça o problema e foque na solução

Apenas pensar em um problema não o fará sumir! Para alcançar a independência financeira é preciso olhar para além do problema, focando todas as energias para criar soluções para ele. À primeira vista, parece se tratar da mesma coisa, mas são conceitos completamente diferentes.

Supondo que a resposta encontrada seja: “Eu não consigo guardar dinheiro”. Ela é tanto a desculpa quanto o problema. Pensar e se lamentar sobre isso não muda o fato em si, sendo apenas uma perda de tempo. Para superá-lo, é preciso aceitar a existência da adversidade e pensar em formas de neutralizá-la. Como por exemplo, separar uma quantia do salário logo no início do mês e destiná-la para realizar aplicações. Nesse outro artigo aqui eu dou algumas dicas que ajudam a transformar alguns padrões negativos de pensamento e transformar a sua mentalidade numa “mente milionária”. Vale a pena conferir!

Sempre olhar para a frente

Muitas dessas barreiras podem ter sido criadas e reforçadas por algum episódio no passado. Por exemplo, uma pessoa que teve uma grande perda quando investiu em um ativo, terá dificuldade para assumir riscos maiores.

Primeiramente, é importante entender que erros são comuns e fazem parte da curva natural de aprendizagem que todos precisam passar para se tornarem investidores de sucesso. Nesse contexto, é preciso esquecer o passado e olhar para o futuro.

Busque conhecimento

Quanto mais uma pessoa tem domínio sobre um determinado assunto, melhor será sua percepção sobre a existência de um pensamento limitante e a forma de se livrar dele, dando mais um passo rumo à liberdade financeira. Isso não significa matricular-se em uma graduação de economia, mas procurar por formações que consigam abordar especificamente os pontos mais importantes para que se possa atingir a liberdade financeira.

O treinamento Investidor de Sucesso é um dos mais indicados para você aprender sobre o mercado financeiro e, finalmente, conquistar a liberdade que tanto procura. O conteúdo abordado pela formação engloba desde os pontos mais simples sobre investimentos até mesmo os segredos pelos investidores que conseguem maior rentabilidade no mercado. No primeiro módulo você vai ter noções básicas sobre aplicação em renda fixa e no segundo módulo sobre como iniciar um negócio 100% online. Saiba mais aqui!