Conheça as 6 Maiores Crenças de Todo Investidor Iniciante

Tempo de leitura: 3 minutos

 Investidor InicianteDiariamente, diversas fontes de informação soltam pílulas rasas sobre o mercado financeiro e seu funcionamento, dificultando um entendimento aprofundado sobre o assunto. Aliado a isso, muitos produtos da indústria cultural, como novelas, filmes e séries, desenham uma imagem distorcida de quem seria um Investidor de Sucesso e seus “métodos” para ganhar verdadeiras fortunas da noite para o dia. Essas informações distorcidas acabam criando muitas crenças equivocadas na cabeça do investidor iniciante que deseja entrar no mercado financeiro.

Investir é muito arriscado

Realmente, para ter uma boa taxa de retorno sobre o patrimônio é preciso assumir alguns riscos, porém, todos eles são devidamente analisados e controlados. Um dos pontos fundamentais para ter sucesso no mercado financeiro é conseguir encontrar o equilíbrio ideal entre riscos e retorno sobre investimentos.

É preciso ter muito dinheiro

Essa é uma das maiores crenças de todo investidor iniciante. Para conseguir bons retornos investindo, o conhecimento é muito mais importante do que o patrimônio a ser transformado em ativo. Um montante de R$ 300 já é suficiente para fazer as primeiras aplicações. Lembrando sempre que aprender é um grande investimento para o futuro.

Apenas especialistas ganham dinheiro com renda

Ser graduado em economia pode até ajudar um investidor a dar os seus primeiros passos no mercado, entretanto, esse fator não é determinante para o sucesso ou fracasso. Claro, aplicar todo o capital sem saber o que está fazendo é uma grande fórmula para o fracasso. Com alguma pesquisa e a realização de cursos com especialistas da área, qualquer pessoa consegue as armas necessárias para ter grandes lucros.

Investir apenas quando o mercado está em alta

Pelo contrário, é nas crises que os investidores de sucesso se sobressaem da maioria das pessoas que não sabem direito como aplicar o seu capital. Por exemplo, comprar ações de empresas que estão em baixa, mas que irão se recuperar, é uma excelente alternativa para ter um excelente retorno lá na frente. Claro, para saber se um ativo irá voltar a subir, é necessário realizar tanto uma intensa análise gráfica quanto uma análise fundamentalista.

Renda fixa é a única forma de ter um retorno constante

Devido às flutuações que o valor de uma ação poderá sofrer no decorrer do tempo ou alterações de câmbio, muitos investidores têm a crença de que ao aplicar em um mercado com maior volatilidade o dinheiro fica a cargo do destino. Isso pode ser facilmente neutralizado ao montar uma carteira de ações bem estruturada, pois ela irá absorver perdas enquanto seus rendimentos aumentarão ano após ano.

É difícil aprender a investir

Absolutamente, qualquer pessoa, não importa área ou grau de estudo, tem a capacidade de aprender tudo que precisa saber para efetivamente ganhar dinheiro investindo. Basta investir em livros e materiais relacionados a esse mercado e, claro, cursos ministrados por especialistas.

Boa parte do que você precisa saber para começar a investir pode ser encontrado no nosso blog e também nos materiais que disponibilizamos pelo Youtube. Agora, para conseguir melhores rendimentos e alcançar sua independência financeira, o melhor caminho é fazer o nosso curso Investidor de Sucesso. Nele você irá aprender a escolher as melhores ações para montar uma carteira forte e estável.

Veja outras formas de continuar aprendendo mais: