Como um grupo de Mastermind pode ajudar nos seus investimentos

Tempo de leitura: 4 minutos

mastermindTer um grupo para partilhar suas dúvidas, fracassos e conquistas é a melhor maneira de você chegar ao sucesso de forma consistente e mais rápida do que faria se estivesse sozinho. Se “duas cabeças pensam melhor do que uma”, imagine o que meia dúzia de pessoas inteligentes podem fazer pelo seu negócio.

É essa a principal razão de ser do Mastermind Group. Você já ouviu falar? Mastermind é quando um grupo de pessoas, geralmente da mesma área de atuação, se reúne para trocar experiências e intensificar o aprendizado, com o objetivo de melhorar o desempenho nos negócios.

Nesse post vamos falar sobre como se cercar de um grupo de investidores com os mesmos objetivos que você pode potencializar seus resultados.

Como tudo começou

Ao contrário do que possa parecer, a ideia de Mastermind Group não é tão recente. Adotada por Andrew Carnegie, um dos homens mais ricos do mundo no início do século passado, foi divulgada pela primeira vez no livro “Think and Grow Rich” (“Pense e Enriqueça”), de Napoleon Hill.

Durante uma entrevista à Hill, Carnegie revelou que seu sucesso estava diretamente ligado à soma de conhecimento de um grupo de pessoas. Segundo o milionário, essa inteligência coletiva poderia ser alcançada por vários empresários e profissionais que se dispusessem a ser reunir periodicamente para debater entraves e soluções de seus negócios.

Como funciona o Mastermind

O ideal é que esse grupo seja composto por aproximadamente 6 pessoas e que seja definida uma periodicidade para esses encontros, que devem ser, no mínimo, quinzenais. A duração dessas reuniões devem ser, em média, de 1h30 para que seja produtivo.

Os encontros de Mastermind podem ser presenciais ou online, via Skype ou qualquer outra forma de conferência em que seja possível a participação simultânea de todos.

Em alguns casos opta-se pelo formato chamado de hotseat, em que um participante é o centro das atenções a cada encontro e apresentará seus principais dilemas e conquistas para que, então, os demais membros possam participar com sugestões para resolver o problema.

Em outro formato os participantes têm tempo equivalente para apresentar seus principais desafios e ouvir os colegas que devem contribuir com feedback sincero e consistente para os problemas apresentados.

Nessas reuniões geralmente são estabelecidas metas para cada participante atingir até o encontro seguinte, ocasião em que deverão falar sobre o que fizeram e quais os resultados obtidos naquele período.

Os participantes convidados não precisam estar necessariamente na mesma área de atuação ou em estágio de carreira similar. O mais importante é que sejam pessoas inteligentes, antenadas e comprometidas em participar com assiduidade e compartilhar seus desafios e conhecimento com o grupo.
Benefícios do Mastermind para investidores

No caso específico dos investidores, contar com os comentários de outras pessoas que passaram por situações semelhantes, sejam experientes ou iniciantes, será como ter um guia GPS para ajudá-lo a trilhar o melhor caminho em direção à prosperidade.

É muito mais fácil de alguém de fora identificar alguns erros que você possa estar cometendo que o estão distanciando de seus objetivos.

O que percebi na prática

Eu sou um dos participantes de um grupo Mistermind formado por empresários, onde trocamos ideias e experiências para que todos possam crescer e evoluir. Isso tem me ajudado muito na gestão de minha empresa. E o interessante é que esses grupos servem também como uma forte rede de relacionamentos, que pode divulgar seu negócio para muito mais gente e abre portas para eventuais parcerias.

Percebo claramente como todos evoluem juntos também nos Grupos de Alunos dos nossos Cursos Investidor de Sucesso e Sucesso em Forex. Neles os alunos mais experientes ajudam os menos experiente e eu também contribuo com minha opinião e faço comentários com frequência. Depois do MisterMind eu percebi que obtive um grande crescimento e desenvolvimento como pessoa e empresário.

Minha dica para você é essa: junte-se a grupos que troque experiências, histórias, cases e informações para que vocês evoluam e melhorem seus networks.
Se você tem mais de uma pessoa que está frequentando um determinado curso ou lendo o mesmo livro, é interessante formar um grupo para trocar ideias e ver pontos de vista diferentes. Isso pode somar muito e acelerar sua curva de aprendizado.

Quem pensa junto, enriquece junto. Pense nisso! 😉