Como se tornar um investidor de alta performance e ter uma rotina incrível

Tempo de leitura: 9 minutos

Você já teve aquela sensação de não ter feito tudo o que gostaria, após um dia, ou até mesmo uma semana de trabalho? Já perdeu prazos e deixou de executar afazeres em função de tarefas e compromissos? Sinal de alerta: essa falta de produtividade pode ter desdobramentos desagradáveis não só na sua agenda, mas também no equilíbrio emocional e até no seu bolso. Se você sente uma grande necessidade de se tornar mais produtivo e aprimorar seus hábitos diários para realizar tudo aquilo que deseja, então, este artigo é para você! Descubra como se tornar um investidor de alta performance e ainda ter uma rotina incrível com ótimas dicas:

O poder de uma vida equilibrada

Ser mais eficiente e aprimorar hábitos diários são essenciais para atingir resultados, seja na vida, no trabalho ou nas finanças. Por isso, as pessoas milionárias estão em constante melhoria nos mais diversos aspectos da sua personalidade e nunca param de aprender. Portanto, antes de ser um investidor de sucesso, é fundamental ser uma pessoa de sucesso. Mas, por onde começar? O primeiro passo deve ser organizar a rotina.

Planejar e executar as atividades são os espelhos para o seu objetivo lá na frente. Ou seja, se você consegue manter a organização e atingir metas semanais ou diárias, será equilibrado e capaz de conseguir sempre mais. Agora, se mantiver desculpas para a quebra destes propósitos com facilidade, o efeito em longo prazo será totalmente o oposto. A motivação ajuda a começar, mas a mudança de hábito é o que realmente transforma e faz ir longe.

Inicie pelas coisas mais simples: alimente-se de três em três horas, respeite os horários das refeições, principalmente o café da manhã, e pratique exercícios com regularidade. Todas essas atitudes são essenciais para lhe trazer energia. Faça delas um compromisso e, assim, saberá como se tornar um investidor de alta performance.

A vida equilibrada é tão poderosa que o ajudará a estar sempre bem, além de o tornar alguém mais disposto e empolgado em realizar as coisas, mesmo nos momentos mais difíceis, atarefados ou monótonos. Já em relação ao mercado financeiro, seguir essas regras serão o ponto de partida para uma trajetória lendária nos investimentos. Pode acreditar!

Logo: entenda, viva a alta performance e…

Cuide de você e da sua “máquina”

Como se tornar um investidor de alta performance - cuidadosVocê já deve ter ouvido falar no ditado romano “mente sã em corpo são”, não é mesmo? E é exatamente essa prerrogativa que você deverá explorar a partir de agora. Para ter saúde corporal é preciso de uma mente igualmente saudável. E quem busca altíssima qualidade para o seu dia a dia sabe disso. Seu corpo é sua máquina, desta forma, dê a ela o melhor tratamento que você puder, tornando-a mais forte e vigorosa.

Uma maneira bem interessante é seguir um cardápio elaborado por um nutricionista. Com a dieta balanceada, rica em proteínas, fibras, gorduras boas e baixo índice glicêmico, você terá muito mais ânimo para os compromissos diários e obterá melhorias gradativas na sua performance. Lembre-se ainda de que os cuidados com a alimentação, aliados a uma rotina de exercícios, são a combinação perfeita para atingir o seu máximo.

Entre outros tantos benefícios, a atividade física qualifica o sono, renova a autoestima, previne a obesidade, ativa a memória e o raciocínio mais rápido, fortalece os músculos e traz felicidade. E, para fechar esse combo de cuidados, não esqueça de incluir a meditação. A prática torna a mente mais eficiente, promove um alto nível de concentração e contribui para manutenção do foco.

Quando quiser reforçar essas dicas de como se tornar um investidor de alta performance silencie, diariamente, por alguns instantes e sintonize-se novamente com as suas metas. E agora que você está pronto:

Tenha uma rotina de alta performance

“Hoje em dia parece que trabalhar fazendo o que ama é um sonho distante. A maioria das pessoas escolhe deixar a sua arte apenas como hobby. Mas a verdade é que ela tem que estar presente no seu dia a dia, no seu trabalho e nos seus relacionamentos. Estamos no melhor momento da história para fazer isso acontecer: a exponencialidade da tecnologia e os meios de comunicação modernos nos abrem infinitas possibilidades”.

Escolhi esse trecho do ebook 9 passos para viver em alta performance, de autoria do meu parceiro Gabriel Goffi, pois ilustra muito bem a possibilidade de vivenciar uma rotina muito mais leve nos dias de hoje. Leve no sentido de trabalhar feliz, focado no seu bem-estar e de fazer do cumprimento da sua agenda algo tão prazeroso quanto o fim de semana. Este, certamente, é um dos segredos para conseguir uma trajetória altamente performativa.

E, pensando nisso, reuni outras práticas, além das que vimos até aqui, para construir o infográfico abaixo. Inspire-se, saiba como se tornar um investidor de alta performance e viva uma vida muito mais tranquila:

8-passos-para-ser-um-investidor-de-alta-performanceConfira aqui 14 livros que todo investidor de sucesso precisa ler.

Use a tecnologia a seu favor e facilite o dia-a-dia

com-ser-um-investidor-de-alta-performanceAssim, com essa atmosfera de leveza e facilidades, separei algumas ferramentas que costumo usar e das quais gosto muito. Você já utiliza alguma que também auxilia na sua rotina? Compartilhe comigo! Nesta minha seleção, todas me ajudam a manter a organização e a efetividade no meu dia a dia como um investidor de alta performance. Mas, sempre estou em busca de melhores soluções.

Por enquanto, essas são as minhas preferidas:

Google Drive: dê adeus aos documentos perdidos ou não salvos. O Drive não apenas substitui os antiquados Word e Excel como também salva todos os arquivos na nuvem e ainda permite a colaboração de outras pessoas em tempo real.

Trello: para dar uma mão nas tarefas utilizo essa ferramenta totalmente ajustável às minhas necessidades. É muito interessante, pois pode ser aplicada como interface de trabalho em equipe e/ou ser usada para o controle de compromissos individuais.

Slack: se você tem uma empresa, o Slack pode facilitar bastante a sua vida. Além da integração com o Trello, você pode criar salas de bate-papo com determinado grupo de colaboradores e segmentar assuntos. Possibilita também o compartilhamento de múltiplos arquivos.

Zoom: para minhas reuniões online sempre opto pelo Zoom. Posso me conectar com quem eu quiser, tanto pelo meu computador, quanto pelo celular, assim como, posso convidar participantes por e-mail, SMS, pelas redes sociais e enviar documentos durante as chamadas.

Extra: o que eu aprendi com os melhores do mundo

Eu sempre fui um apaixonado por investimentos e procurei aprender o máximo possível sobre o assunto. Li dezenas de livros, fiz muitos cursos (no Brasil e no exterior) e, principalmente, coloquei tudo em prática para ver o que funcionava de fato e o que não. Mas, depois de investir há bastante tempo e já ter bons resultados, percebi que eu precisava de algo a mais

Foi quando resolvi passar um tempo nos Estados Unidos para aprender e trocar experiências com alguns dos melhores investidores e gestores do mundo. Isso fez toda a diferença na minha vida e hoje considero que estou em um nível realmente alto como investidor, mas eu não teria conseguido chegar até aqui se não tivesse a ajuda direta dessas pessoas.

Como se tornar um investidor de alta performance - marcello em wall street

Então, quero que você também saiba como se tornar um investidor de alta performance assim como eu pude. E essas são as quatro principais dicas que extraí dessa troca de ideias com os gigantes do mercado financeiro:

  • Foque no médio e no longo prazo:
    Não se deixe abalar em curtos períodos na renda variável, independente de qual seja o tipo de investimento (Bolsa, Forex, etc). Essa regra vale para todos os momentos, mesmo aqueles mais difíceis de tolerar as perdas. Porém, fique sempre atento e confira se a sua estratégia está realmente funcionando.
  • Mantenha o controle emocional:
    Tanto na perda quanto no ganho é importante manter o controle emocional. Em situações de queda e também nas de fortes ganhos, não permita que a euforia faça você arriscar demais. Da mesma maneira, não dê espaço para que determinados sentimentos distorçam o seu planejamento enquanto está tudo certo com ele.
  • Desenvolvimento pessoal:
    Lembre-se das dicas que vimos até aqui: cuidar da saúde, se alimentar adequadamente, meditar, exercitar a criatividade, reinventar-se, praticar o bem, viajar, ler e ainda buscar o conhecimento certo com as pessoas certas. Nunca parar de sempre querer melhorar faz parte da construção do sucesso também nos investimentos.
  • Ter mentores:
    Tenha um mentor, que já passou pelo caminho que você quer percorrer, para que ele lhe ajude a conquistar seus objetivos muito mais rápido. Faça isso e descubra, de fato, como se tornar um investidor de alta performance em um patamar ainda mais elevado. Esses são os grandes diferenciais!

Nesse vídeo, a seguir, eu falo sobre a importância dos mentores:

Conclusão sobre como se tornar um investidor de alta performance:

Espero ter contribuído de alguma maneira para o seu crescimento e mindset vitorioso no artigo de hoje. Não esqueça que ao descumprir com suas metas e tarefas você simplesmente colherá os mesmos resultados de sempre. Não importa o que acontece à sua volta ou se tudo parece conspirar contra você, ajuste o foco. Você pode ser o melhor em tudo o que fizer, basta querer!

Por fim, se você quer realmente  aprender a se tornar um investidor de alta performance e aprimorar sua rotina nos investimentos: inspire-se em quem chegou lá e que possa lhe ensinar todo o passo a passo para trilhar o mesmo caminho. Então, clique aqui e conheça um método exclusivo, para ter êxito no mercado financeiro, mesmo em períodos de crise. Tenho certeza que você irá se surpreender!

Vamos juntos rumo a uma vida de alta performance daqui para frente!

Conte sempre comigo!

Forte abraço, Marcello.