Como Funciona a Mente dos Investidores de Sucesso?

Tempo de leitura: 3 minutos

mente dos investidoresA diferença entre uma pessoa bem-sucedida e outra que falhou em sua tentativa é muito mais um fator interno que algo fora do seu domínio. O sucesso não é resultado do acaso do destino ou mesmo sorte, mas de como o seu cérebro consegue reagir em situações tanto esperadas quanto inesperadas que têm a capacidade de mudar os rumos de sua vida. Nesse contexto, antes de entrar de cabeça no mercado financeiro, é preciso saber como funciona a mente dos Investidores de Sucesso.

Seja fiel ao seu estilo de investidor

Você sabe qual o tipo de investidor é? Basicamente, existem três estilos: conservador, moderado e agressivo. Eles se referem diretamente a sua tolerância a riscos. A decisão é bastante pessoal e deve ser tomada com cuidado. Uma pessoa com o perfil moderado não terá estrutura para aguentar as oscilações de investimentos mais agressivos, parando a estratégia no meio e perdendo dinheiro no processo. Descubra qual o seu estilo e sempre procure investimentos que sejam de acordo com ele.

Perder faz parte do jogo

Um investidor de sucesso tem sempre em mente que a possibilidade de perder – nesse caso, dinheiro – existe em cada uma de suas movimentações. O segredo daqueles que são bem-sucedidos no mercado de ações é ganhar mais do que perder, já que todos, mais cedo ou mais tarde, vão perder.

Controle emocional

Saber controlar suas emoções, principalmente quando acontece uma abrupta valorização ou desvalorização de seus ativos é de suma importância para se manter no jogo. Principalmente em uma jogada arriscada, quando o nervosismo pode induzi-lo a parar uma estratégia antes da hora, destruindo todo o seu planejamento. Falamos sobre a mentalidade de um investidor de sucesso nesse post aqui também.

Olhar além dos números

Saber ler os dados de cor e salteado é fundamental para qualquer investidor que quer ter sucesso no mercado financeiro, no entanto, é importante saber que muitas respostas podem ser encontradas em outros lugares. Nesse sentido, conseguir relacionar os números a uma minuciosa análise fundamentalista é essencial, principalmente na hora de avaliar ativos de alto risco.

Arrogância é um mal a ser combatido

É difícil segurar a euforia depois de seguidos investimentos bem-sucedidos. Quando isso acontece, acaba sendo normal sentir-se “invencível” e começar a acreditar que descobriu todos os segredos do mercado financeiro. O grande problema é que esse sentimento torna o investidor arrogante e cego para os riscos que corre. Dessa forma, quando acontecer uma perda, ela poderá causar estragos gigantescos em suas finanças. Por isso, a mente do investidor de sucesso deverá sempre lutar contra qualquer sinal de arrogância.

Torne-se um investidor de sucesso

Embora o sucesso ou fracasso no mercado de ações seja uma questão interna, conhecer o seu funcionamento e as principais técnicas para avaliar um ativo e montar uma carteira são essenciais para o sucesso. Quer saber tudo sobre investimentos? Nós oferecemos diversos cursos sobre o assunto.

Outras maneiras de aprender sobre a mente dos investidores: