O Passo a Passo para Conquistar a Independência Financeira

Tempo de leitura: 3 minutos

conquistar a Independência FinanceiraQuem não sonha em viver sem se preocupar em trabalhar para conseguir pagar as contas?

O que muitos não sabem é que é possível transformar esse sonho em realidade. Você mesmo é capaz de fazer com que seus investimentos garantam todo o dinheiro necessário para viver sem apertos!

Ficou animado com essa possibilidade? Confira o passo a passo que criamos para ajudá-lo a conquistar a Independência Financeira.

Saiba em que ponto está e onde quer chegar

Qual o seu patrimônio atual? Quais são os seus gastos mensais? Quanto dinheiro seria necessário para que não precise mais trabalhar? Perguntas como essas ajudam a ver claramente qual a sua situação financeira atual e o que é necessário para conseguir alcançar os seus objetivos. Esse conhecimento também será usado para saber quanto tempo será preciso para conquistar a independência financeira mesmo em momentos de crise.

Aprenda tudo sobre o mercado

Conhecimento é a principal moeda utilizada para ter retorno no mercado financeiro. Sempre invista em formas de adquirir mais conhecimento sobre o mercado no qual opera ou pretende operar. Livros, palestras e cursos (principalmente quando ministrados por especialistas no assunto) são suas principais armas para conseguir ter sucesso nos seus investimentos.

Defina o seu perfil de investidor

Autoconhecimento é tão importante quanto saber todas as informações sobre o mercado financeiro. Ao descobrir qual o seu perfil de investidor, é possível compreender melhor suas reações e usá-las a seu favor. Não adianta criar uma estratégia mais agressiva, se você tem um perfil conservador e poderá se desesperar e interromper o planejamento caso tenha perdas.

Faça seus primeiros investimentos

Assim como toda grande jornada começa com um pequeno passo, toda história de sucesso de investidores teve início com uma pequena aplicação, que muitas vezes não passava de centenas de reais. Com um pequeno aporte já é possível fazer as primeiras operações e poder começar a aplicar as teorias estudadas e adaptá-las ao seu estilo.

Diversifique os seus investimentos

Altas e baixas são comuns nos mercados financeiros. Dividir o capital em diferentes ativos evita que uma eventual perda possa afetar significantemente os seus rendimentos. Uma forma simples de saber como deve ser esse particionamento, é manter 70% do patrimônio aplicado em renda fixa e os 30% restantes em outros mercados. Sempre que houver variações nessa porcentagem, tanto para cima quanto para baixo, o ideal é fazer a divisão novamente e manter a separação.

Aprenda com erros e acertos

Os seus primeiros investimentos vão permitir que coloque em prática suas estratégias de investimento e tudo que aprendeu na teoria. Com isso, irá perceber o que realmente funciona para você. Uma dica é prestar sempre muita atenção aos acertos, até mais que aos erros, pois eles podem mascarar falhas no planejamento.

Faça o curso Investidor de Sucesso

Antes de realizar os ajustes necessários na sua estratégia e voltar a investir, é preciso ampliar o seu conhecimento. Dessa forma, terá uma visão ainda mais clara do que precisa fazer para conquistar a independência financeira. A melhor maneira de conseguir isso é fazendo o curso Investidor de Sucesso, cujo conteúdo é capaz de expandir a mente do aluno sobre as diversas formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro.