As Melhores Oportunidades de Investimentos na Crise

Tempo de leitura: 4 minutos

“Apesar da crise, empresas prosperam”. “Apesar da crise, empresário expande seu negócio”. Esses são só exemplos de manchetes que temos lido frequentemente nos principais jornais do país.  Nesse post vamos falar sobre as melhores oportunidades de investimentos na crise. Acompanhe:oportunidades de investimentos na crise

O ano que passou foi um dos piores para o Brasil, mas existe, sim, vida na economia “apesar da crise”, como a grande mídia insiste em frisar. Enquanto algumas pessoas apenas reduzem seus gastos com medo do que possa vir a acontecer, outras acabam prosperando porque enxergam oportunidades e estão preparados para aproveitá-las.

Em vários dos meus vídeos e durante meus cursos eu procuro frisar o seguinte: para quem sabe investir sempre existem muitas formas de ganhar dinheiro, mesmo em períodos críticos como o que estamos vivendo. O que você precisa para ser um Investidor de Sucesso apesar da crise é entender o que está acontecendo no mercado financeiro e aproveitar as oportunidades.

Nosso objetivo com esse post é ajudá-lo a enxergar as melhores oportunidades de investimentos na crise. O que você precisa ter em mente para seguir em frente:

Sempre é possível fazer bons investimentos

É claro que vai depender do seu perfil de investidor e de como você quer investir o seu capital, mas independentemente do que aconteça, sempre há uma forma de fazer bons investimentos durante uma crise.

Sabemos que 2015 foi um ano de séria crise econômica, mas por outro lado, o dólar subiu muito, o que garantiu grandes ganhos para quem investiu nessa moeda. (Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.)

Com os juros altos também existe a possibilidade de investir em títulos de renda fixa – uma opção mais conservadora – como o tesouro direto, por exemplo.

Existem boas oportunidades de investimento na crise

Existem tipos de investimentos à prova de crise econômica, ou seja, sobre os quais os rumos da economia brasileira não têm nenhuma influência direta.

É o que acontece com o trading. Seja de forma automática ou manual, quando você faz operações de curto prazo, é possível ganhar dinheiro com a alta ou com a baixa do dólar, por exemplo – e com crise ou sem crise.

Investindo em trading (Forex, por exemplo) você só depende do controle de sua estratégia, independentemente de como vai a economia do nosso país. Ao investir em outros mercados, você está muito mais sob influência do seu conhecimento do que de qualquer novidade na economia brasileira para obter retorno financeiro. Então, o melhor a fazer é investir em capacitação. Informe-se o máximo possível com especialista do mercado financeiro (falamos mais sobre isso ao fim desse post).

Ter duas opções é saudável para suas finanças

É importante investir em operações com as quais você pode ganhar sem depender da situação econômica do Brasil, para que uma crise não diminua ou até destrua o seu capital. Você precisa estar preparado para esses momentos e eu recomendo que você faça as duas coisas: que esteja atento para identificar boas oportunidades de investimentos na crise e que também invista em operações à prova de crise.

Essa segunda opção é ainda mais importante para você não ficar se preocupando a toda hora com uma grande oportunidade que possa surgir. Muitas vezes o que parece uma boa oportunidade pode não ser, mas sobre pressão podemos agir por impulso e acabar perdendo dinheiro. Ou seja, é saudável ter um investimento mais conservador e fazer outros investimentos mais arrojados onde seus ganhos possam ser maiores.

A grande lição deste post

Tenha em mente que a crise é um período em que todos somos testados a superar obstáculos. É em momentos assim que precisamos nos reinventar, pois só os mais bem preparados que resistem e prosperam. Enxergue a crise sob esta ótica “preciso aprender mais e fazer a diferença”.

Invista em cursos, faça seu planejamento financeiro, separando uma parte do seu salário para aplicar em investimentos que valem a pena e conquiste os ganhos que você merece.

Você pode aprender lendo nossos posts antigos aqui no blog (nesse aqui falamos sobre Como conquistar a independência financeira em época de crise), acompanhando nossas atualizações aqui e em nosso canal no YouTube e fazendo nossos cursos Investidor de Sucesso. Outra opção é participar do Investidor de Sucesso Day, que será realizado no dia 19/03/2016 em Florianópolis. (Clique nos links acima para acessar os materiais).

Daqui a alguns anos você vai olhar para trás e dizer “eu me tornei um Investidor de Sucesso apesar da crise” – e sua vitória terá um sabor ainda melhor.