7 Dicas que todo investidor iniciante deve saber

Tempo de leitura: 4 minutos

investidor inicianteCom um mercado de trabalho cada vez mais instável e concorrido, os profissionais de todos os setores têm buscado alternativas para garantir sua estabilidade financeira, mesmo diante da crise. Não é de se estranhar que o número de novos investidores está crescendo cada vez mais no Brasil e muitas pessoas estão buscando informações e conhecimento de como aplicar seu dinheiro e aumentar os lucros com capital.

Contudo, investir pode parecer complicado para quem está começando e muitos acabam perdendo dinheiro por falta de informação. Pensando nisso, separamos aqui 7 dicas que todo investidor iniciante deve saber para garantir o sucesso de suas aplicações e não correr o risco de sair no prejuízo.

Invista em conhecimento

O primeiro passo que todo investidor iniciante tem que dar é em direção ao conhecimento no mercado financeiro. Não saber escolher qual é o tipo ideal de investimento para cada cenário  e para cada perfil de investidor são os erros mais comuns de quem está começando.

É essencial aplicar uma grande parte de seu tempo para ler livros, assistir a vídeo-aulas, fazer cursos e até entrar em contato com pessoas que já estão no mercado há mais tempo. Seja qual for o tipo de investimento que você escolher é preciso ter total conhecimento do que está fazendo para não perder dinheiro.

Comece investindo pouco

Quando se trata de investimentos, nunca se deve dar um passo maior do que a perna. Hoje, já existem alguns tipos de mercados que permitem um investimento inicial baixo com boas chances de lucratividade. Esse é o cenário ideal para quem está iniciando, já que os riscos são menores e, a longo prazo, podem gerar ganhos expressivos.

Planeje seu investimento

O planejamento é a chave do sucesso para qualquer investidor, dos mais experientes aos iniciantes. Faça as contas das suas despesas pessoais, de quanto você ganha e quanto pode investir por mês para não comprometer demais a sua renda.

Além disso, sabendo exatamente qual é a sua disponibilidade de capital para investir, você pode programar um depósito automático todos os meses para não correr o risco de gastar parte do seu dinheiro com coisas supérfluas.    

Saiba quais são as despesas para investir

Muitas pessoas que estão começando agora não sabem exatamente quais taxas são cobradas e qual a melhor maneira de evitar despesas excessivas. Alguns fundos e corretoras cobram altas taxas que, a longo prazo, podem pesar demais no bolso de qualquer investidor.

Por isso, ache fundos de índices com taxas menores e opções de investimentos mais simples e baratas para não comprometer o seu potencial de rentabilidade.

Tenha paciência

Sabe aquela velha máxima que diz que a pressa é inimiga da perfeição? Ela funciona perfeitamente para o mercado financeiro! É preciso ter preparo psicológico e confiança para investir em um fundo e suportar os períodos de perdas, que são normais em qualquer tipo de aplicação. O importante é ter uma estratégia para superar as quedas e esperar a recuperação até a conquista de novos lucros.

Tenha um método de investimento comprovado

Se você quer ser bem sucedido como investidor é necessário ter consistência e buscar métodos comprovados para atuar no mercado financeiro. (Veja aqui os 5 itens que devem estar presentes em uma estratégia matadora para investir em Forex)

Estude, observe e aprenda muito com pessoas que já conquistaram seu espaço e conseguiram alcançar a independência financeira.

Seja persistente e tenha confiança

Uma das principais características dos investidores que venceram no mercado é que eles são persistentes e não mudam sua estratégia de uma hora para outra só porque em um primeiro momento os resultados foram negativos. Aqueles que se dedicam e estudam conseguem antecipar as oscilações da economia e se preparar para os momentos adversos.

Se você tem uma boa estratégia para seu investimento, baseada em todas as dicas anteriores, tenha confiança nos resultados que alcançará a longo prazo.

Agora que você já sabe todos os segredos para começar a investir, dê o primeiro passo para conquistar a sua independência financeira e conheça o curso do Investidor de Sucesso!