7 dicas infalíveis para transformar sua vida financeira a partir de agora

Tempo de leitura: 10 minutos

Um detalhe, ligeiras mudanças, uma intuição e aquela tímida vontade de fazer acontecer… Muitas vezes não percebemos o quanto pequenos gestos podem ser tão significantes na realização de um sonho. Não deixar passar o projeto que agora pouco você se lembrou, seguir um sopro de consciência para desengavetar o planejamento em finanças, entre tantas outras possibilidades. Você também já as deixou para depois? Hoje falarei sobre dicas para transformar sua vida financeira e como fazer essa mudança está em totalmente em suas mãos!

Então, vamos entender essa modificação mais de perto? Seja bem-vindo a um novo caminho e lembre-se: uma ação vira um hábito e o hábito transforma tudo… Boa leitura!

Transformação 1: comece pelas pequenas coisas

Se você acredita na existência de uma fórmula para o sucesso, sinto em lhe decepcionar, mas ela não existe. “E qual o segredo para ser rico?” você pode se perguntar. Por isso, escolhi o subtítulo acima para ilustrar esse assunto. Porque se tem algo que aprendi durante esses anos de trabalho na educação financeira é sobre a importância das pequenas coisas e como elas são capazes de nos impulsionar para os nossos sonhos, como trampolins.

Explico melhor: colocar em prática o que aprendemos para alcançar resultados está muito mais ligado ao nosso comportamento no dia a dia do que imaginamos. A maneira com que lidamos com as situações, o interesse que temos pelas coisas e pessoas, nossa persistência… Todos esses atributos são ingredientes básicos e simples para chegar ao que queremos no nosso verdadeiro ideal.

Portanto, a resposta para ser rico, ou bem-sucedido, não está em resoluções prontas, mas num plano ainda mais fácil de alcançar: o de nós mesmos. Acessar essas primeiras dicas para transformar sua vida financeira, implicarão na força de vontade, desejo de realização, objetivos bem definidos, motivação e um caminho bem traçado para seguir.

Ou seja, não adianta querer a riqueza se você gasta além do que ganha; ou não vai mudar o seu padrão de vida para adequá-lo a uma nova realidade de consumos controlados. Foque em reorganizar a rotina, mude o seu padrão de comportamento e aprenda a dedicar-se integralmente às suas aspirações para o futuro. Quer ver só como é possível?

Então, comece pelas pequenas coisas:

Tenha uma rotina de exercícios: além dos inúmeros benefícios, a prática regular de atividades físicas está associada à disciplina, muito importante para o sucesso das finanças individuais. Manter os treinos em dia o ajudará a adotar a prática de poupar e investir com mais facilidade e, de bônus, ainda o motivará a sempre se superar com novos resultados.

Veja menos. Leia mais: dificilmente você encontrará em programas de TV os conhecimentos essenciais para se tornar mais habilidoso na vida. Os livros são fontes de sabedoria infinita e expandem horizontes para além do senso comum ao qual a maioria das pessoas está acostumada. Leia e aumente sua capacidade e esteja confiante para investir ou ir em busca de outros objetivos que você tanto deseja alcançar.

Não espere amanhã para começar a dar os primeiros passos. Tenha em mente que resultados diferentes, exigem atitudes diferentes e as mudanças não acontecem para aqueles que sempre cometem os mesmos erros. Por isso…

Transformação 2: dê adeus às velhas convicções

A reconstrução pessoal está entre as dicas para transformar sua vida financeira, pois o êxito em finanças depende de bons hábitos e não da geração de renda em si. Muitas pessoas já desistem da prosperidade por acreditar que precisam ganhar muito para isso e criam um grande obstáculo para seguir em frente. Logo, dê adeus a essas velhas crenças e passe a falar, pensar e sentir sobre o dinheiro de outra maneira.

As crenças são formadas pelo jeito como nos comunicamos, pensamos e sentimos. Deste modo, alcançar a vitória financeira está na combinação desses três fatores. Avalie quais são os seus padrões mentais e procure entender suas crenças. Será que você se identifica mais com a riqueza ou com a pobreza? Precisa mudar sua visão sobre si mesmo? Ou explorar mais os seus potenciais? Seja sincero consigo mesmo.

É justamente nessa imersão que o processo de mudança acontece e as consequências são nítidas nos resultados. Uma nova percepção, um novo hábito e outras inúmeras possibilidades. Essa é a ideia! E para ficar ainda mais fácil, comemore sempre todas as novidades e faça da sua vida uma eterna gratificação rumo ao sucesso ; )

No vídeo a seguir eu falo sobre as crenças negativas com as principais lições extraídas do livro “Os segredos da mente milionária”. Confira!

 

Transformação 3: reprograme-se e transforme sua vida financeira

 

infografico-transforme-vida-financeira

Transformação 4: construa um bom plano de ação

construa um bom plano de ação

Agora tão importante quanto mudar sua mentalidade é colocar em prática os novos hábitos aprendidos. Não permita que seus sonhos não se concretizem por falta de metas ou de planejamento para executá-las – fatores também bastante impactantes na desistência de muitas pessoas. Estabeleça os seus desejos, saiba o que quer da vida e siga um plano de ação, sem hesitar.

Então, pergunte a si mesmo: “qual é a minha meta financeira? De quanto tempo e de quais recursos vou precisar para alcançá-la? O que terei que aprender e quem pode me ajudar?”. Recorde-se do poder das crenças e escreva tudo em um papel para que seu cérebro se direcione neste trabalho com vitalidade e energia. Esse será o seu o seu plano de ação a partir de agora. Faça o seu passo a passo e comece já ; )

Outra dica interessante é escrever o caminho até o seu objetivo de trás para frente. Ou seja, você começa pelo dia em que quer que isso aconteça até a data em que iniciou. O bacana dessa atividade é poder se ver no momento da concretização e sentir o poder dessa experiência. Você também vai notar como foi fácil construir os passos na direção contrária, isso porque, no nosso íntimo, sempre sabemos o que fazer para nos realizar. Experimente!

Por fim, dê um novo significado às palavras. Ao invés de: “não posso”, “não quero”, “não consigo”; passe a dizer: “posso”, “quero” e “consigo”. Sua nova realidade está prestes a começar… Vamos ver mais dicas para transformar sua vida financeira? Siga para o próximo tópico!

Transformação 5: espelhe-se em pessoas admiráveis

Você já ouvir falar em modelagem? Essa é uma ferramenta de coaching utilizada para que busquemos nos espelhar em pessoas que admiramos. Sejam personalidades, amigos, familiares… O objetivo é aprender observando atitudes que gostaríamos de ter também em nossas vidas. Se puder conversar com elas e trocar ideias, faça isso! Tenha uma círculo de convívio que o propulsione para o crescimento e não para o sentido oposto.

Os indivíduos com quem nos relacionamos podem nos influenciar positiva ou negativamente. E o poder dessa troca é tão intenso que resulta na vida que teremos daqui para frente. Por isso, evite estar próximo de pessoas negativas, para que você não absorva o mesmo comportamento, e procure estar ao lado de quem realmente soma contigo. Se for necessário, conheça gente nova, faça outras amizades e mude o cenário.

Não é por acaso que essa é uma das dicas para transformar sua vida financeira, pois quando unimos mudanças de hábito às pessoas admiráveis a nossa volta é possível alçar voo para onde quisermos. É claro que atingir a liberdade financeira será incrível, porém caminhar durante essa jornada com leveza, tranquilidade e sem sofrimentos lhe fará se sentir melhor e ainda mais realizado. Não esqueça disso!

Transformação 6: nunca pare de buscar…

Dicas para transformar sua vida financeira 3Capacitar, exercitar e tomar conta da sua mente é um dos mais importantes atributos que você precisa ter. Já dizia Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.” Portanto, nunca pare de aprender e evoluir, a vida sem conhecimento perde o sentido e quem está acomodado é porque parou de viver. Então, aprenda, aprenda todos os dias algo novo e jamais deixe uma oportunidade passar.

Abrace esse novo comportamento a partir de hoje e atente-se ao detalhe, às ligeiras mudanças, à intuição e àquela tímida vontade de fazer acontecer… Permita que esse conjunto de sentimentos e fatores cresça na concretização dos seus projetos e escute seus pensamentos quando eles lhe disserem para fazer o que você sempre quis fazer. Não existe hora certa para realizar nossos desejos, faça do agora o momento perfeito!

Com todos esses passos e atitudes equilibradas colocadas em prática, certamente você terá inúmeras recompensas na sua vida e nas suas finanças. É o que eu costumo chamar de “trajetória plena”, quando busca-se a prosperidade financeira, mas também o aprimoramento do ser. Reconstruído e preparado para ganhar dinheiro, você, com certeza, será muito mais feliz!

No ebook Aprenda a Viver de Renda Fazendo Investimentos eu trago informações exclusivas que poderão lhe auxiliar bastante nesta caminhada. Baixe gratuitamente aqui e conheça mais sobre o meu trabalho. Será um prazer imenso dividir minha trajetória com você e ajudá-lo em suas metas! Espero por você!

Transformação 7: E inspire-se sempre!

Por fim, encerro as dicas para transformar sua vida financeira com uma seleção de frases inspiradoras para você. Leve cada uma delas para o seu dia a dia e viva com toda a plenitude! Por uma vida fantástica, sempre!

“Escolha uma ideia. Faça dessa ideia a sua vida. Pense nela, sonhe com ela, viva pensando nela. Deixe cérebro, músculos, nervos, todas as partes do seu corpo serem preenchidas com essa ideia. Esse é o caminho para o sucesso” – Swami Vivekananda.

“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los” – Walt Disney.

“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso”. – Flávio Augusto da Silva.

“Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso”. – Dale Carnegie.

“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill.

“Um homem de sucesso é aquele que cria uma parede com os tijolos que jogaram nele” – David Brinkley.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança” – Charles Darwin.

“Eu não falhei. Só descobri 10 mil caminhos que não eram o certo” – Thomas Edison.

“O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo” – Napoleon Hill.

“Sonhe grande, pois ter sonhos grandes dão o mesmo trabalho dos sonhos pequenos”. – Jorge Paulo Lemman.

 

Desejo muito conhecimento e sucesso na sua jornada!

Um grande abraço, Marcello.