Por que é importante diversificar os investimentos

Tempo de leitura: 3 minutos

 diversificar investimentosVocê já deve ter ouvido falar a famosa frase “Não coloque todos os seus ovos em uma única cesta”. O que essa frase quer dizer de fato é que você deve diversificar. Mas você sabe por que é importante diversificar os investimentos e como isso pode, de fato, ajudar em seus investimentos?

Uma das coisas que a diversificação faz é que ela reduz o risco dos seus investimentos. Imagine que você tenha uma certa quantidade de dinheiro para investir e um corretor te apresenta duas empresas, uma que vende guarda-chuvas e outra que vende protetor solar.

A seguir vamos explicar porque é importante diversificar os investimentos e dar algumas dicas para que você possa entender melhor de que forma pode atuar em suas operações:

Diversificando Ativos

Se você investir todo o seu dinheiro na que vende guarda-chuvas, os seus investimentos tenderão a ir muito bem em épocas chuvosas e tenderão a sofrer em momentos de sol.  E é fácil de ver o contrário acontecer se todo o dinheiro fosse investido na empresa que vende protetor solar.

“O que você deve fazer é encontrar diferentes ativos que respondam a diferentes forças da economia.”

Agora se você dividisse o dinheiro e alocasse a metade do capital em cada empresa, o seu portfólio de investimentos ficaria bem menos dependente do clima. Como a figura abaixo ilustra o retorno sobre o seu investimento é bastante interessante não importa o clima.

http://investidordesucesso.com.br/wp-content/uploads/2016/06/diversificação-de-investimentos.

Esse é um portfólio hipotético e bastante simplista, mas ele ilustra bem o benefício de diversificar os investimentos. O que você deve fazer é encontrar diferentes ativos que respondam a diferentes forças da economia.

Se você tiver o seu portfólio diversificado em diferentes ativos não correlacionados, as chances de todos eles irem mal ao mesmo tempo são muito pequenas. O que é mais provável de acontecer quando algum ativo estiver indo mal é de que outro esteja indo surpreendentemente bem contra-balançando as perdas e, quem sabe até, deixando o portfólio ainda no lucro.

Portanto, com um portfólio bem diversificado, a curva de crescimento do seu capital como um todo pode ser bem estável,  mesmo que individualmente cada ativo sofra grandes variações de preço como o gráfico acima ilustra.

Preste atenção no bem diversificado. De nada adianta você ter parte do seu capital na empresa de protetor solar e outra parte numa empresa que vende óculos escuros. Ambas respondem às mesmas forças econômicas (ou climáticas nesse exemplo).

Diversificando Estratégias

Encontra-se bastante literatura sobre os benefícios de diversificar os investimentos em diferentes classes de ativos, como: ações, moedas, imóveis, títulos, commodities, etc. Algo bastante interessante que percebi é de que é possível conseguir uma excelente diversificação aplicando em um único ativo, mas usando estratégias diferentes para operar esse ativo.

Pense em um ativo qualquer, agora imagine operar o gráfico desse ativo com diferentes estratégias. Por exemplo, uma estratégia seguidora de tendências de longo prazo, outra que busca lucrar com pequenas correções num gráfico de 4 horas (H4), uma terceira que busca identificar reversões de tendência e, finalmente, uma estratégia Scalper de Daytrade.

A estratégia de DayTrade tende a funcionar independentemente de o mercado estar em tendência ou não. A estratégia seguidora de tendência irá trazer algum prejuízo em mercados lateralizados, diminuindo os lucros do Daytrade nesses períodos, mas quando engatar uma tendência ela tende a trazer fortes lucros. Como nenhum mercado sobe ou cai em linha reta por muito tempo, e mais cedo ou mais tarde qualquer tendência tende a corrigir, a estratégia de H4 lucra bem nesses momentos.

Aprenda mais sobre diversificar os investimentos

Esses 2 pequenos parágrafos devem ter pintado uma gama de possibilidades, de como aumentar os lucros, diminuir os riscos, diversificando mesmo se operando um único ativo. E eu consegui fazer isso de forma automática, utilizando robôs que usam estratégias diferentes em ativos diferentes. Para mais detalhes conheça o meu curso, Sucesso em Forex.