O que é Análise Técnica de Ações?

Tempo de leitura: 2 minutos

análise técnicaDiferente do que muitos podem pensar, a Bolsa de Valores não é um grande Cassino, onde as pessoas ganham e perdem dinheiro seguindo os ventos da sorte. Pelo contrário, esse é um dos investimentos mais sólidos e com maior rentabilidade em médio e longo prazo. Mas para isso, os Investidores precisam entender como esse mercado funciona e qual a forma mais assertiva para escolher os seus ativos. Uma das melhores maneiras de encontrar essa resposta é por meio da análise técnica de ações.

Definição de análise técnica de ações

Podemos definir esse tipo de avaliação, de forma bem simplista e grosseira, como o estudo dos movimentos do mercado. Ou seja, descobrir se uma ação irá se valorizar ou desvalorizar de acordo com as flutuações de seu preço. Dessa forma, os adeptos da análise técnica de ações utilizam esses dados para fazer uma espécie de previsão do futuro, porém, com uma altíssima taxa de acerto.

Por que utilizar essa técnica?

Esse é o conjunto de informações mais preciso e exato que um investidor pode ter a sua disposição para determinar a saúde de um ativo. Saber ler e entender os gráficos e conseguir identificar uma tendência de subida ou descida deve ser algo tão simples para um Investidor de Sucesso quanto andar. Mesmo que ele utilize outras técnicas, para ter sucesso na Bolsa de Valores é essencial saber ler os números.

Como utilizar a análise técnica de ações?

Conheça detalhadamente o seu passado, mas sempre esteja pensando no futuro. Esse é o comportamento de alguém bem-sucedido na Bolsa de Valores. A história é cíclica, então, através de informações sobre a movimentação de um ativo em determinado período passado, é possível realizar uma projeção do seu valor no futuro. Para fazer essa previsão, é importantíssimo conseguir descobrir qual a tendência de uma ação.

Como identificar uma tendência?

Para conseguir saber qual a tendência de uma ação, é preciso, antes, entender gráficos de investimento. Basicamente, essa informação pode ser obtida ao observar os topos e fundos de um gráfico. Se em determinado tempo os dois indicadores estão subindo, significa que essa é uma tendência a alta, por exemplo.

Outros tipos de análise

Muitos operadores utilizam apenas os gráficos para determinar se devem ou não investir em uma ação, porém, essa observação pode não ser o bastante. Para ter uma análise mais precisa, principalmente em um investimento em longo prazo, o ideal é utilizar, tanto a análise técnica quanto a fundamentalista.

Investidor de Sucesso

Essas dicas foram importantes para você? Para aumentar os seus lucros investindo na Bolsa de Valores, nós oferecemos o curso Investidor de Sucesso, que ensina tudo, do básico ao avançado, sobre as melhores técnicas para comprar as ações certas.