Investimento na Bolsa de Valores: Mitos e Verdades

Tempo de leitura: 3 minutos

investimento na bolsa de valoresCom uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar diversos artigos com diferentes técnicas e dicas de como fazer investimento na Bolsa de Valores. Mas, devido a tantas informações desencontradas e muitas vezes contraditórias, algumas pessoas que desejam começar a investir acabam ficando com inúmeras dúvidas e não sabem o que é real e o que é mentira sobre o mercado de ações.

 Pensando nisso, separamos nesse post alguns mitos e verdades sobre investimento na Bolsa de Valores, para que você possa entender melhor como ele funciona e para que consiga dar início às suas aplicações. Confira!

 

Retorno Rápido

Mito! Muitas pessoas começam a investir na bolsa de valores por acharem que terão um retorno alto e rápido. Mas, quando percebem que isso não acontece, acabam se desesperando, tirando o dinheiro da bolsa e se frustram com um prejuízo grande.

É preciso ter a consciência que o investimento no mercado de ações pode ser muito lucrativo, desde que o investidor tenha paciência, saiba a hora certa de vender e comprar ações e consiga se preparar para os altos e baixos tão comuns neste tipo de aplicação.

 

É preciso entender gráficos antes de investir na bolsa

Verdade! Quem acompanha meus textos há algum tempo já deve ter visto que, por vezes, eu repito que não é necessário ter conhecimento específico para se tornar um bom investidor.

Em contrapartida, é essencial que um investidor, seja ele iniciante ou experiente, saiba como fazer uma boa análise e interpretar diferentes gráficos para conseguir montar uma boa carteira de ações e se precaver diante das oscilações do mercado.

 

Ganhar dinheiro sem muito esforço

Mito! Por ser possível investir na bolsa de valores sem sair de casa e até automatizar as operações, muita gente imagina que não é necessário muito esforço para conquistar uma boa rentabilidade. Grande engano! Ainda que o investimento no mercado de ações seja uma das maneiras mais práticas e garantidas para aumentar o seu capital, é preciso muita dedicação, estudos e conhecimento para alcançar a tão sonhada independência financeira por meio dele.

Um investidor iniciante deve buscar constantemente por informações, se inscrever em cursos, aprender a fazer análises e procurar ter contato com pessoas mais experientes na área.

 

Investimento na Bolsa de valores é sinônimo de correr riscos

Verdade! Para ter sucesso é preciso se arriscar. Por esse motivo, a bolsa de valores é considerada um investimento de risco. Mas, isso não quer dizer que você precisa ter medo de recorrer a este tipo de aplicação.

Basta procurar metodologias comprovadas, seguir a orientação de especialistas e saber como montar uma boa carteira de ações para minimizar as suas perdas e potencializar os lucros.

 

Só é possível investir na Bolsa com muito dinheiro

Mito! Se alguém te falar que é preciso ter muito capital para começar a investir na bolsa, é sinal de que essa pessoa não entende nada sobre o mercado de ações!

Com pouco mais de R$300 já é possível começar a fazer investimentos. Quando começamos com valores baixos, uma boa opção é fazer um aporte único e, aos poucos, reinvestir montantes maiores, de acordo com os lucros que for conquistando.

Agora que você já sabe o que é mito e o que é verdade no mercado de ações, aproveite e conheça o curso do Investidor de Sucesso para conquistar a sua independência financeira!