Guia Prático de como fazer investimento na bolsa de valores

Tempo de leitura: 8 minutos

A maioria das pessoas acredita que fazer investimento na Bolsa de Valores é algo inacessível e extremamente complexo. Porém, ao contrário do que se imagina, é muito simples e de fácil acesso a todos.  Há inúmeras vantagens ao se investir em ações, vou te explicar mais sobre esta questão e sobre como fazer investimento na bolsa de valores na sequência.

As primeiras vantagens são que você não precisa ter um capital altíssimo e nem ser expert no assunto para ingressar neste mercado. Basta querer outras alternativas de ganho e alcançar a tão almejada independência financeira. Outro ponto positivo é a volta da confiança na economia brasileira, que vem fazendo com que a Bolsa de Valores venha apresentando alta nos últimos dias – no dia 18/10/2016 chegou ao melhor desempenho desde abril de 2012.

Neste Guia Prático de Como Fazer Investimento na Bolsa de Valores trago dicas valiosas de como alcançar os melhores resultados. Acompanhe! Faça seu dinheiro trabalhar por você e viva de rendimentos por tempo indeterminado!

Como funciona a Bolsa de Valores

Antes, quero lhe contar um pouco sobre o que é a Bolsa e porque é tão interessante apostar nela. Bolsa de Valores é uma organização que controla a negociação de ações de empresas com capital aberto, no Brasil representada pela BM&FBovespa e fiscalizada pela  Comissão de Valores Imobiliários (CVM). É uma aplicação totalmente segura e de excelentes resultados quando administrada com métodos eficientes.

Quando investe em ações você se torna sócio de grandes ou médias empresas com a vantagem de não precisar trabalhar nelas. Com apenas R$ 500 já é possível se associar e ainda lucrar quando elas geram receita e aumentam o patrimônio. Além disso, você pode aplicar seu dinheiro em empresas de segmentos variados ao montar uma carteira de ações e diversificar seus rendimentos.

Escolha uma boa corretora

Mesmo que você opte por fazer investimentos com seu banco é necessário ter conta em uma corretora de valores para investir na Bolsa. Nestes casos, o banco será apenas um intermediário da operação. Eu recomendo que você escolha as corretoras, nelas as taxas são bem menores e fará bastante diferença na sua rentabilidade em longo prazo. Agora para escolher uma boa corretora é preciso avaliar alguns tópicos como histórico, atendimento, home broker e preço fixo de corretagem.

Corretoras mais conhecidas e com bom número de clientes são as opções mais seguras, então pesquise sobre seu histórico. Verifique quais os canais de atendimento disponíveis, assim como a agilidade e a qualidade das respostas, é muito importante que todas as dúvidas sejam respondidas com rapidez. Quanto ao home broker, ou plataforma de investimento utilizada pela corretora, veja se é estável, intuitivo e fácil de operar.

Por fim, os custos com a corretagem variam muito, neste post explico melhor como funciona. Então avalie o tamanho do seu capital para fazer a melhor escolha. Feito isso, o processo de abertura de conta é simples e não envolve custos. É preciso apenas uma cópia do RG e CPF, preencher uma ficha cadastral e transferir um valor da sua conta para a da corretora. As taxas só começarão a ser cobradas quando você realizar operações.

Home broker: Seu representante online na bolsa

 como fazer investimento na bolsa de valores_home brokerOs home brokers são plataformas online utilizadas pelas corretoras que permitem análises gráficas e a compra e venda de ações. Sem esta ferramenta não haveria como fazer investimento na bolsa de valores a partir de sua própria casa, ou de qualquer lugar que desejar. É por meio dela que nós, investidores, operamos no mercado, bem como, acompanhamos em tempo real tudo o que acontece nele. Cada corretora possui seu próprio home broker, portanto, ao abrir sua conta, você receberá um login e senha para acessá-lo da sua casa, trabalho ou celular.

Em outras palavras, seu home broker é seu representante online na bolsa de valores e as informações fornecidas por ele serão sua base para tomada de decisões. Como falamos antes, lembre-se de testar sua estabilidade, rapidez e desempenho para que não haja problemas futuros.

Leve em conta também a modalidade das operações que deseja realizar. Para as de curto prazo, por exemplo, prefira uma plataforma mais rápida, já para as de médio/longo prazo opte pelas que oferecem melhores dados e análises.

Conheça algumas opções:

Apligraf: Um dos softwares mais tradicionais do mercado. Possui mais de 90 campos de informações, cotações e gráficos da Bolsa em tempo real. Simples e intuitivo.

ADVFN: Uma das ferramentas mais populares no Brasil e também uma das mais completas. De fácil compreensão gráfica, traz índices mundiais, books de ofertas, etc.

Trader Gráfico: Plataforma com um dos melhores custos-benefícios. Oferece gráficos precisos, recursos de análises automáticas e negociação direta dentro do sistema.

Investcharts: Muito ágil e intuitivo, ideal para quem está começando. Acesso a diversos indicadores e não precisa ser instalado, pois funciona em todos os sistemas operacionais.

Grafix: É um software de origem brasileira e totalmente gratuito, indicado para uso pessoal. Excelente opção para quem tem pouco dinheiro e quer dar os primeiros passos.

Corra riscos calculados

 como fazer investimento na bolsa de valores_home brokerInvestidores estão suscetíveis a momentos de crise e também de valorização das ações, a diferença é como você lida estrategicamente com isso. Ao iniciar suas análises, você irá notar que os preços oscilam diariamente. São diversos os fatores que podem influenciar positiva ou negativamente neste aspecto, mas é uma questão que faz parte do negócio e deve ser vista com naturalidade,

Problemas de qualquer natureza relacionado à empresa, na economia ou política de um modo geral e até mesmo fatores climáticos trazem instabilidade e, possivelmente, variações nos preços das ações. O que não deve interferir nos seus investimentos. É impossível saber o que irá acontecer no mercado, porém com um método eficiente é possível selecionar boas empresas que tragam boa lucratividade em médio e longo prazo.

Estude e analise indicadores de como as empresas se comportaram ao longo dos anos com foco especial nos momentos de crise. Somente empresas sólidas e com credibilidade se recuperam de uma queda. Lembre-se também de diversificar investimentos para correr riscos calculados ao montar uma carteira de ações em diferentes áreas ou segmentos empresariais. Dessa forma, você estará blindado quando a instabilidade atingir um mercado específico.

Busque as melhores oportunidades


Essa é uma das principais dicas para saber como fazer investimento na bolsa de valores. Depois de abrir sua conta na corretora,
analisar criteriosamente as empresas e saber que é preciso diversificar, é hora de compor sua carteira de ações online. Para isso, é preciso adotar um método que o ajude a identificar as melhores oportunidades. Por exemplo: uma empresa que está com lucro e receita crescentes, mas sua ação caiu muito, pode ser uma ótima chance de comprar ações mais baratas.

Durante uma crise no mercado, mesmo as boas empresas têm suas ações em queda por conta do pânico. Aí residem as grandes oportunidade de comprar ótimas empresas por preços excelentes e obter lucros bem interessantes. Outro fator indicativo a ser considerado é o histórico de resultados. Este deve mostrar de 5% a 10% a mais do que o índice Bovespa por um período mínimo de três anos para que seja bom suficiente ao ponto de valer o investimento.

Alguns setores costumam ser bem lucrativos como os bancários e o de Petróleo (mas hoje não tanto como há alguns anos). As empresas de elétrica possuem bons dividendos com lucros constantes, não sofrem com as crises, mas crescem pouco em patrimônio. O varejo eram ótimas apostas até 2008, mas foi bastante afetado pela crise doméstica. Com isso, quero te mostrar a sazonalidade do mercado e a importância do método para entender caso a caso. Sem método não há retorno.

Invista com sucesso

 como fazer investimento na bolsa de valores _invista com sucessoAgora que você já sabe como fazer investimento na bolsa de valores e como se tornar um investidor de sucesso, veja como é fácil alcançar sua independência financeira com um método comprovado e eficiente. Posso afirmar que vai depender do nível de dedicação que você vai aplicar às suas operações.

O que eu quero dizer com isso? É necessário planejar em médio/longo prazo e, principalmente, controlar suas emoções. Estes princípios partem de uma técnica muito simples, mas que levei anos para desenvolver e que eu quero compartilhar com você.

Com este método vou te ajudar a estar sempre posicionado em ações de boas empresas; mostrarei a importância da atualização constante; os conceitos de investimentos; a como diversificar ações e a utilizar pouco tempo para fazer os acompanhamentos. Descubra meu método exclusivo aqui  e espero poder ajudá-lo nesta nova jornada!

Até o próximo post!

Continue acompanhando meu conteúdo: