Como usar a Análise Técnica para investir com robôs

Tempo de leitura: 3 minutos

*Por Caio Gambini

E se, ao invés de passar horas acompanhando gráficos e aguardando o melhor momento para comprar e vender um ativo quase que numa expectativa emocional, você pudesse passar esse tempo estudando sua estratégia de modo a identificar melhores oportunidades, o tempo gráfico e os stops? Pois bem, essa é uma realidade de quem escolhe investir com robôs investidores!

Antes de tudo, é preciso entender que robôs investidores não são fórmulas mágicas de lucro, mas sim o fruto de seu estudo da Análise Técnica, afinal, comprar e vender na hora certa é um dos segredos das operações lucrativas. Nesse contexto, robôs investidores leem os níveis de preço de acordo com os gráficos do mercado financeiro que mostram a movimentação daquele papel que você negocia. Os gráficos também apontam volume, força do mercado, volatilidade, preço de fechamento e abertura, dentre outros número relevantes para o investidor.

grafico-analise-tecnicaQuer saber como usar a Análise Técnica e robôs investidores para fazer day trade na Bolsa, além de ter bons resultados? Confira agora como usar a Análise Técnica para investir com robôs:

Escolha um Indicador que seja fácil de entender

Ter dinheiro e vontade de operar com robôs não são suficientes! Você precisa ter bons conhecimentos sobre Análise Técnica. Por isso, a recomendação para quem está iniciando no mundo dos robôs investidores é que escolha um indicador que tenha facilidade ao interpretar e opte por estudá-lo de forma mais aprofundada. Também alinhe o tipo de indicador técnico, ou seja, o que ele mede, com a característica do ativo.

Lembre-se que o robô acompanha o mercado e opera a partir de uma estratégia baseada em indicadores e outras regras. Por isso, vale aprender sobre gráficos, entender o que o robô vai fazer a partir dos sinais do indicador e simular com dinheiro fictício para ver como aquele setup se comportaria no mercado.

Existe um indicador para começar? Isso depende dos estudos do trader, mas é comum se começar pelas Médias Móveis e suas variações.

Use um Tempo Gráfico compatível com o volume de operações que deseja

O tempo gráfico determina a quantidade de ordens executadas por um robô e o nível de detalhamento das informações analisadas, ou seja, tempo gráficos maiores cobrem oscilações de preço maiores e, por consequência, operam menos vezes. Nesse sentido, você precisa saber se quer fazer mais operações e arcar com os custos elevados de corretagem ao passo que ganha pouco e perde pouco em cada trade. Ou se você quer encontrar momentos certos e realizar poucas operações de modo a economizar em corretagem, porém precisando errar menos e acertar mais, logo, tendo uma taxa de erros menor.

Simule suas estratégias e compare o risco e retorno delas

Um dos pontos mais favoráveis em automatizar sua estratégia de investimentos é poder estudar e refinar seus conhecimentos por meio da execução automática de seu setup. Dessa forma, os robôs investidores além de retirarem o fator emocional, ou seja, evitar o erro de sair ou entrar no mercado sem que isso seja sinalizado pela sua estratégia, proporciona o estudo de novas oportunidades e possíveis falhas em seu robô.

 investir-com-robosPortanto, tenha em mente que ao simular investir com robôs na Bolsa, você irá validar hipóteses de investimento. Então, simule com diferentes combinações de indicadores, tempos gráficos, stops e número de ordens.

A automatização de uma estratégia no mercado financeiro, além de retirar o fator emocional tão prejudicial para aqueles que se desesperam com o sobe e desce dos preços, permite que o trader, por mais experiente que seja, opere e continue aprimorando um robô de Análise Técnica.


* Caio Gambini é estudante de Relações Internacionais e faz parte do time de suporte da SmarttBot, a plataforma de robôs investidores.