Como as tendências influenciam no preço das ações

Tempo de leitura: 2 minutos

preço das açõesNos últimos tempos, a bolsa de valores tem atraído diversos investidores que buscam uma alternativa para diversificar suas aplicações e que querem multiplicar seu capital. Por outro lado, a instabilidade do cenário político-econômico no Brasil tem assustado muita gente que pretende dar os primeiros passos nessa área e pode oferecer alguns riscos para quem quer começar a investir, mas não sabe como se preparar para as adversidades do mercado.

Para ajudar quem está começando, vamos mostrar aqui como as tendências influenciam no preço das ações e no que você deve prestar atenção antes de montar sua carteira na bolsa de valores!

 

Variáveis Macroeconômicas

O desenvolvimento do crescimento econômico, a taxa de empregos, a inflação, a construção de um comércio internacional vantajoso e a estabilização dos preços são alguns dos fatores macroeconômicos que influenciam diretamente as ações da bolsa de valores. E para cada um desses fatores, o mercado reage de uma maneira diferente.

A alta de juros, o crescimento gradativo da inflação e até as crises internacionais estão relacionadas diretamente à queda de ativos na bolsa. Isso porque são ações que acarretam na baixa do consumo e demonstram a dependência da economia brasileira de investidores estrangeiros.

Em contrapartida, o crescimento da economia consegue elevar o valor das ações, uma vez que há o crescimento do PIB e o mercado fica aquecido. Curiosamente, o cenário de crise nacional também pode interferir positivamente no crescimento de ativos, já que depois de uma grande queda, pode haver uma generosa ascensão.

 

Variáveis setoriais

Na hora de investir em uma ação é essencial analisar as expectativas do setor no qual a empresa está inserida. Ainda que a economia vá bem ou mal, cada área se comporta de uma maneira diferente e existem setores que crescem muito em cenários de crise.

Por isso, é importantíssimo ter uma noção de quais são as perspectivas de crescimento para o mercado de uma determinada companhia e o que pode afetar essa evolução.

 

Variáveis de Mercado também influenciam no preço das ações

Como não poderia deixar de ser, tudo o que afeta especificamente o mercado de investimentos influenciará, consequentemente, o valor direto das ações. Como exemplo, podemos citar a alta de impostos e as alterações nas normas para aplicações como fatores que podem tanto motivar como desanimar o mercado de investimentos.

 

Comportamento da empresa

Este fator está estritamente relacionado às ações escolhidas.  É sempre importante estar atento tanto aos elementos que influenciam as finanças de uma organização, tais como as mudanças no preço dos produtos ou o endividamento, e também às mudanças na expectativa de negócios futuros e na estrutura acionária.

Quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir na Bolsa de Valores? Inscreva-se no curso do Investidor de Sucesso e conquiste sua independência financeira!