Como investir na Bolsa: Transformando o pequeno investidor em sócio de grandes empresas

Tempo de leitura: 3 minutos

como investir na bolsaMuitos investidores sonham em se tornar sócios de grandes empresas para poder contar com os vultosos retornos sobre o valor investido e poder atingir a independência financeira através dos lucros obtidos com as suas ações. Existem algumas maneiras de conquistar este sonho e nesse post vou falar especificamente sobre como investir na bolsa tornando-se sócio de grandes empresas mesmo sendo um pequeno investidor.

Quando falamos em investimento na Bolsa de Valores, invariavelmente, estamos falando de um contrato de sociedade. Quando o investidor adquire ações de uma empresa ele se torna sócio daquele negócio, e passa a ter direito sobre os lucros e crescimento do negócio, assim como arrisca-se a perder o valor investido em função dos prejuízos. Veja como explorar melhor as possibilidades de investimentos no mercado de ações:

Unir o lado consumidor com investidor

Investir em empresas que você confia é a melhor forma de ter sucesso na Bolsa. Por isso, é interessante procurar empresas com as quais você tenha alguma identificação. Aquelas cujos produtos você já conhece e recomenda podem ser boas opções. Mas, esteja atento para não confundir uma ligação emocional que você tenha com a marca de um fator que indique que ela seja uma companhia saudável e uma boa opção para ter em sua carteira de investimentos.

Aprender sobre as empresas

Outro ponto importante para fazer o seu patrimônio crescer é aprender tudo o que você puder sobre as empresas onde deseja investir. Entenda quais são as suas principais estratégias de mercado, os produtos e serviços mais promissores, os planos de crescimento e expansão. É importantíssimo saber como está a saúde financeira da empresa e comparar com históricos do passado para investigar como ela se saiu em períodos de crise. (Nesse outro post dou mais dicas sobre como avaliar a saúde financeira de uma empresa, confira!)

Avalie os riscos

Tendo em mente tudo o que você sabe sobre as empresas em que vai investir, o cenário econômico e as características fundamentais do mercado de ações, você deve avaliar os riscos do investimento. (Aqui nesse outro artigo eu explico a classificação de riscos das ações relacionadas com sua liquidez.  Confira e saiba como avaliar)

Diversificar as ações

A maneira mais segura de fazer o seu patrimônio crescer no mercado de ações é diversificar a quantidade de empresas onde você irá investir. ‘Colocar os ovos em várias cestas’ é um ditado da sabedoria popular que melhor se aplica na realidade dos investimentos na Bolsa.  A melhor forma de neutralizar o risco é investir em diversas empresas, de setores diferentes, e ter em mente que a aplicação na Bolsa é um investimento de médio a longo prazo.

Diversificar Investimentos

Diversificar os tipos de investimento também é uma estratégia interessante para fazer o seu patrimônio crescer de maneira expressiva e com o menor risco possível. (Nesse post aqui dou alguns exemplos de diversificação de estratégia e por que isso é importante)

Aprenda sobre o mercado de ações

Ao fazer o curso do Investidor de Sucesso, você vai saber além de como investir na bolsa: conhecerá a fundo um sistema infalível para multiplicar o seu patrimônio de maneira segura e contínua. Assine a nossa newsletter para saber mais – basta preencher o campo abaixo com o seu e-mail. 😉