Como Funciona o Mercado de Ações

Tempo de leitura: 2 minutos

mercado de açõesEm momentos de crise, saber como e onde investir seu dinheiro é ainda mais importante. Uma das melhores opções é aplicá-lo na bolsa de valores, que pode proporcionar ótimos rendimentos, porém, existe um maior risco sobre investimento. Para evitar grandes prejuízos, é preciso entender como funciona o mercado de ações com o objetivo de obter lucro nesse tipo de aplicação.

 

O que é uma ação?

É um título de renda variável que equivale à menor unidade resultante da divisão do capital da empresa. Ao comprar uma ação, você automaticamente adquire uma fração da organização, tornando-se sócio e passando a receber dividendos referentes ao crescimento e lucro do lugar. No entanto, caso a empresa passe por algum problema, a ação irá se desvalorizar e fará com que quem tenha investido nela perca parte ou todo o capital aplicado.

 

Como investir no mercado de ações?

Toda a negociação de ações acontece na bolsa de valores, no caso do Brasil, na BM&FBovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Só podem participar das transações corretoras que possuam habilitação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Por isso, para investir no mercado de ações, o primeiro passo é fazer o cadastro em uma delas. Você pode encontrar a lista de todas as corretoras que possuem credencial no site da CVM.

A compra de ações pode ser realizada de três maneiras:

 

Individualmente

Utilizando um serviço chamado Home Broker, que permite a compra e venda de ações pela internet, qualquer pessoa pode conduzir suas negociações na bolsa de valores. Quem opta por essa modalidade, conta sempre com um analista disponibilizado pela corretora para tirar dúvidas e dar dicas sobre bons investimentos.

 

Fundo de investimento

Nessa modalidade, o fundo de investimento se torna proprietário de uma determinada quantidade de ações e cada investidor passa a possuir uma parcela delas. Quem coordena as transações é um gestor certificado pelo CVM e há uma política clara sobre as regras e riscos da aplicação.

 

Clube de investimento

Sua constituição é bem parecida com a do fundo, porém, funciona de forma informal, sem a presença de um gestor certificado pelo CVM. Normalmente, o clube de investimento é formado por um grupo de amigos ou familiares.

 

Dicas para ser um investidor de sucesso no mercado de ações

  • Diversifique seus investimentos entre aqueles de alto e baixo risco.
  • De tempos em tempos, avalie como estão seus investimentos e se desfaça de ativos ruins.
  • Tenha pelo menos cinco ações diferentes em sua carteira. Isso ajuda a diminuir os riscos.
  • Empresas em fase pré-operacional tendem a ter maior lucro, mas também há risco maior. Avalie bem essa questão antes de comprá-las.

 

Curso Investidor de Sucesso

Quer aprender como aumentar os seus lucros ao investir no mercado de ações? O curso Investidor de Sucesso é sua melhor opção. Nele, você irá aprender desde o funcionamento da bolsa de valores até como escolher as melhores ações para compor a sua carteira.