Como diminuir os riscos ao investir na Bolsa de Valores

Tempo de leitura: 2 minutos

Investir em ações ainda é considerado um movimento arriscado, do qual os investidores mais conservadores tendem a fugir. Contudo, é possível reduzir consideravelmente as chances de ter prejuízo nesta modalidade de investimentos com uma certa dose de paciência e estratégia. Veja essas dicas para diminuir os riscos ao investir na Bolsa de Valores:

Entendendo os riscos

Compreender todos os riscos de manter investimentos na bolsa de valores é o primeiro passo para reduzi-los. Entendendo como funciona a volatilidade das ações e os movimentos do mercado, você conseguirá proteger melhor o seu patrimônio e pensar em soluções consistentes para enfrentar as turbulências que atingirem os seus investimentos.

As ações comercializadas na Bolsa de Valores são investimentos voláteis. Isso significa que o seu potencial de retorno sofre oscilações que tornam o seu resultado imprevisível.

Alguns papéis são mais voláteis do que outros, empresas menores, com menos tradição na bolsa, ou aquelas que passam por alguma crise interna tendem a sofrer mais variações do que empresas mais sólidas.

Nós já conversamos sobre as melhores estratégias para investir em ações com alta volatilidade, confira!

investir na bolsa de valores

Principais estratégias para diminuir os riscos ao investir na Bolsa de Valores

Quanto mais disposto a estudar o mercado e dedicado a entender os mecanismos que afetam a rentabilidade das suas ações, mais recursos terá para driblar os riscos naturais deste tipo de operação e fazer o seu patrimônio crescer.

Contudo, você já pode lançar mão de algumas estratégias básicas de proteção do seu patrimônio que listo a seguir.

Diversificação

Você com certeza já ouviu aquele ditado popular que diz: ‘é mais seguro distribuir os ovos em várias cestas’, não é mesmo? Esta lógica é muito apropriada para o mercado de ações.

Para manter o seu patrimônio mais seguro, procure investir em ações de várias empresas, que atuem em segmentos de mercado diferentes. Assim o crescimento do seu patrimônio não é tão afetado pela baixa em um segmento. Nesse outro artigo, eu explico melhor a importância de diversificar suas ações, confira!

carteira de ações

Empresas consistentes

Ao escolher as empresas que farão parte da sua carteira de investimentos, procure aquelas que apresentam resultados sólidos ao longo dos anos e possuam políticas internas de proteção aos sócios minoritários. Elas normalmente possuem uma liquidez maior para os seus papéis, tornando os movimentos de compra e venda muito mais ágeis. Desta forma, você conseguirá diminuir os riscos ao investir na bolsa de valores.

Tenha um método definido

Conhecer os melhores métodos para investir em ações é a maior recomendação que posso fazer para ajudá-lo a proteger o seu patrimônio na Bolsa de Valores. Se você quer conhecer mais sobre isso, inscreva-se no curso do Investidor de Sucesso. Aprenda definitivamente a investir na Bolsa de Valores, de forma simples e eficaz. Confira já os detalhes sobre a metodologia Investidor de Sucesso!