Como aumentar patrimônio investindo: 6 passos fundamentais

Tempo de leitura: 9 minutos

Quando o assunto é dinheiro, a maioria das pessoas associa sucesso à altíssimos salários. Dificilmente ouviremos a pergunta de qual é o valor daquilo que você tem em termos de patrimônio. E falo de patrimônio líquido, ou seja, aquele que constitui a verdadeira riqueza de alguém. Mas, muita gente não sabe disso, tampouco do que se trata. Então, será que você está no caminho certo para enriquecer e sabe como aumentar patrimônio investindo? Descubra em seis passos:

1º passo: Entenda o que é patrimônio líquido

Patrimônio líquido é a soma de todos os bens que você possui. É chamado dessa forma pois significa que seu carro, casa, investimentos, negócios, etc, podem ser liquidados caso necessite convertê-los em capital. Porém, para chegar a esse cálculo, é preciso subtrair todas as suas dívidas e somente o valor final poderá ser considerado.

Assim, “a verdadeira medida da riqueza é o patrimônio líquido e não os rendimentos”, escreveu  T. Harv Eker no livro Os Segredos da Mente Milionária. Quem é rico de verdade conhece essa equação. Afinal, aqueles que ganham muito, mas não se preocupam em construir um legado substancial, gastam tudo o que recebem e não alcançam um futuro financeiro livre.

Por isso, não fique preso ao seu holerite e muito menos condicione suas realizações a aumentos que, muitas vezes, nem cobrirão a inflação. Dê um primeiro passo muito além da maioria e comprometa-se com o bom andamento das suas finanças. O quanto você ganha é apenas um dos fatores para saber como aumentar patrimônio investindo. Veja mais a seguir…

2º passo: Diferencie rendimentos ativos dos passivos

Como aumentar patrimônio investindoCompreenda por renda todo dinheiro que você recebe mensalmente na sua conta: sejam remunerações, comissões, extras, gratificações, entre outros. Com isso, o 2º passo para entender como aumentar patrimônio investindo é conhecer os tipos de rendimentos existentes e utilizá-los a seu favor rumo à independência financeira. Portanto, eles podem ser:

Ativos: aqueles provenientes do trabalho, como o salário – no caso de profissionais com carteira assinada – e os lucros de um negócio para empresários ou autônomos. No entanto, é preciso se esforçar para conseguir esses valores, pois eles não acontecem independentemente da sua atuação.

Passivos: aqui você não precisa trabalhar, pois esses valores podem vir de lucros com aluguéis, juros de investimentos, dividendos de ações e os demais que trazem retornos financeiros com apenas um empenho inicial da sua parte. Dispensam uma atuação ativa e são como ‘pilotos automáticos’.

Ambos rendimentos são fundamentais para construção de um patrimônio líquido. Dessa forma, é interessante que você diversifique suas fontes de renda e faça uma combinação desses dois ganhos que acabamos de conhecer. Faça isso até o momento em que você não precisará mais trabalhar para ser financeiramente livre. Quer saber como?

Continue comigo e eu explico ; )

3º passo: Poupe, invista e simplifique

Agora que você já sabe o que é patrimônio líquido e as diferenças entre rendimentos ativos e passivos, vamos aos outros três pilares fundamentais para descobrir como aumentar patrimônio investindo: poupar, investir e simplificar. Será que você já utiliza algum deles nas suas finanças? Confira a seguir e caminhe para o 3º grande passo dessa jornada:

Poupe: de nada adiantará saber todos esses conceitos se você gasta tudo o que ganha. Para construir fortuna é preciso poupar! Delete da sua mente a palavra “gastar” e a substitua por “equilibrar”. Diminua as despesas e pense no quanto você se esforça para conquistar sua renda mensal para, depois, consumir tudo sem nenhum planejamento. Organize-se e mantenha suas finanças saudáveis, sempre. Esse será o seu certificado para as próximas etapas na conquista da riqueza. Lembre-se disso!

Invista: após conseguir fazer uma reserva de capital adequada, você poderá começar a fazer seu dinheiro multiplicar e trabalhar para você. Como? Investindo no mercado financeiro. Essa é a maneira mais rápida e segura de fazer seu patrimônio líquido crescer. Além de ver os cifrões aumentarem, aprender a investir pode lhe trazer uma enorme realização pessoal. Os milionários com certeza sabem disso (conheça a história de quem chegou lá) e têm orgulho de falar sobre o seu conhecimento em renda fixa ou variável, como é o caso da Bolsa de Valores, Fundos Imobiliários e Forex.

Simplifique: como a própria palavra já diz, simplifique o seu estilo de vida. Isso quer dizer: viva de tal maneira que o dinheiro não seja fundamental para fazer aquilo que gosta. Reduzir os seus custos mensais faz parte disso, pois você assume uma planilha de despesas mais conscientes. Essa atitude traz inúmeros benefícios para a construção da riqueza e disponibiliza mais dinheiro para você fazer aplicações. O foco deve estar em um padrão de vida muito melhor lá na frente. Não esqueça disso!

Veja aqui dicas de como economizar dinheiro e começar a investir

4º passo: Aumente o seu capital

Como aumentar patrimônio investindo - aumente o capitalViu como existem diversos fatores nos quais você deve se atentar para construir um patrimônio líquido? Para ser milionário é preciso muito mais do que grandes salários. Outro quesito essencial é aumentar o seu capital a partir da rentabilidade dos seus investimentos e alguns indicadores podem ajudá-lo nessa tarefa. Veja quais são eles:

  • Aprenda a investir com profissionais qualificados: além de acessar todo o conhecimento necessário, você entenderá melhor seu perfil como investidor e ainda aprenderá um método eficiente para trabalhar alinhado aos seus objetivos nos próximos anos;
  • Opte por investimentos inteligentes: os investimentos que você escolher devem ser adequados às suas metas e precisam trazer boas rentabilidades. Lembre-se que o risco faz parte de qualquer aplicação, até nas de renda fixa. Portanto, busque as que tenham lucratividade real, sempre acima da inflação;
  • Encontre boas instituições financeiras: procure por corretoras de valores que ofereçam preços atrativos, pois toda economia pode impactar positivamente nos seus investimentos. O ideal é que você evite fazer investimentos através dos bancos ( = altas taxas);
  • Monte uma carteira diversificada: é muito importante não apostar todas as fichas em uma única ‘cartada’. Diversifique os ativos e crie uma proteção para o seu capital, além de reduzir riscos e alcançar resultados mais consistentes;
  • Foque no longo prazo: para saber como aumentar patrimônio investindo, deixe o dinheiro lá e esqueça dele. Tão importante quanto fazer aportes mensais é deixar os juros compostos trabalharem – e o tempo é o seu grande aliado nessas horas! Veja outras sete dicas para ter mais rentabilidade.

5º passo: Saiba o que evitar!

  • Não estabelecer metas e objetivos;
  • Deixar de reavaliar os sonhos com frequência;
  • Manter os gastos como estão e descontrolar-se;
  • Ficar instável durante os investimentos;
  • Perder o foco e a concentração = desestabilizar;
  • Esquecer dos rumos que foram traçados;
  • Deixar a reserva de emergência para ‘depois’;
  • Fazer aplicações financeiras sem entender sobre elas;
  • Correr riscos não calculados;
  • Não criar limites para as perdas;
  • Desanimar diante de crises políticas ou econômicas  (Sobre isso,  assista ao vídeo abaixo).

6º: Cuide das suas finanças

Como aumentar patrimônio investindo: cuidar das finanças

Responda para si mesmo: você está mais preocupado com o quanto você ganha ou em gerenciar suas receitas de maneira mais eficiente?

Proponho para você esse exercício e lhe convido para  praticar uma nova forma de cuidar das suas finanças: comece por calcular qual o seu patrimônio líquido atualmente e a estabelecer um prazo para alcançar todos os seus sonhos a partir de agora.

Coloque sua energia nisso. Revise seu objetivo periodicamente e analise, em paralelo, quais esforços você tem empregado para conquistá-lo desde então. Esse deve ser o seu ponto de partida antes de caminhar por todos os passos que vimos no artigo de hoje. Focalize essa mudança e faça acontecer.

Afinal: “Saber treinar e manejar a própria mente é o maior talento que se pode ter na vida, tanto em termos de felicidade quanto de sucesso“. Mais uma vez o livro Os Segredos da Mente Milionária com seus brilhantes ensinamentos. Portanto, grave essas palavras, e leve-as consigo para saber como aumentar patrimônio investindo de hoje em diante.

E, se me permitir ajudá-lo mais, lhe convido para outro exercício: o de ir, outra vez, mais além do que a maioria…

Você que está determinado a construir um patrimônio líquido e alcançar a independência financeira para sempre não perca a oportunidade de gerar renda por meio de investimentos rentáveis. Eu explico como nesta Aula 100% gratuita. Descubra, finalmente, o passo a passo para fazer bons investimentos independentemente da situação econômica do Brasil!

Ficarei extremamente honrado em dividir minha experiência com você!

Então, até daqui a pouco… ; )

Um grande abraço, Marcello.

Bônus: mais frases de T. Harv Eker para inspirar

“Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.”

“Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, o seu peso é resultado. Vivemos num mundo de causa e efeito.”

“O hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.”

“Ou você controla o seu dinheiro ou ele o controlará.”

“Os ricos consideram cada real que possuem uma semente a ser plantada para render outros 100, que podem ser replantados para render outros 1.000 e assim por diante.”

“A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Para mim, ele deve se acumulado para proporcionar liberdade.”

“A maioria das pessoas simplesmente não tem capacidade interna para conquistar e conservar grandes quantidades de dinheiro e para enfrentar os crescentes desafios que a fortuna e o sucesso trazem. É sobretudo por causa disso que elas não enriquecem.”

“Um bom exemplo são os que ganham em loterias. As pesquisas mostram continuamente que, seja qual for o tamanho do prêmio, a maior parte desses felizardos acaba voltando ao seu estado financeiro original, isto é, a ter a quantidade de dinheiro com a qual conseguem lidar com mais facilidade.”