Como Analisar as Melhores Ações em 5 passos

Tempo de leitura: 2 minutos

melhores investimentosA diferença entre alguém bem-sucedido na Bolsa de Valores e uma pessoa que fracassou e perdeu todo seu investimento é a capacidade de selecionar as melhores ações . Para encontrar os melhores investimentos não será preciso buscar ajudar do além ou aprender o “grande segredo que ninguém quis contar para você”, basta seguir esses cinco passos para analisar a qualidade e saúde dos seus ativos.

Defina qual o seu perfil de investidor

Antes mesmo de separar o orçamento para suas primeiras aquisições, é preciso identificar se você tem um perfil conservador, moderado ou agressivo. Isso é importante porque suas decisões, muitas vezes, sofrem influência direta das suas emoções. Por exemplo, uma pessoa com perfil agressivo tende a tolerar maiores variações do valor do seu ativo e lidar melhor com perdas, por isso,  será bem-sucedida em investimentos com maior porcentagem de risco. Na mesma situação, um investidor conservador iria se desestabilizar e acabaria comprometendo todo o planejamento.

Calcule os riscos vs retorno

Todo investimento, até mesmo a poupança, tem alguma porcentagem de risco. O problema é que nem sempre os ganhos possuem a mesma proporção, sendo necessário descobrir se realmente vale a pena correr esse “perigo”. Para saber como realizar esse cálculo, você pode acessar o artigo: “Entenda o Equilíbrio Entre os Riscos e o Retorno de Investimentos”.

Análise gráfica

Entender gráficos de ações é fundamental para ser bem-sucedido na bolsa de valores. Muitos Investidores de Sucesso utilizam apenas esse método para definir quais os melhores ativos, pois, os números não mentem. Basicamente, será necessário observar os topos e fundos dos gráficos para saber se a ação está se valorizando ou desvalorizando. Mais informações, você encontra no artigo: “O Passo a Passo para Entender Gráficos de Investimento”.

Análise fundamentalista

Principalmente quando for escolher ações de alto risco, é essencial a realização de um diagnóstico de todos os elementos que podem afetar o preço da ação. É preciso considerar fatores como demonstrativos do balanço e finanças, taxa de retorno para acionistas, situação do mercado a qual está inserida, entre outros. Para saber mais, confira o artigo “Como Fazer uma Análise Fundamentalista em 10 Passos.

Monte uma carteira com as melhores ações

Essa é sua principal ferramenta para garantir a proteção contra variações inesperadas do mercado que causem grande desvalorização de um ativo. Uma boa carteira de ações é composta por pelo menos cinco títulos completamente diferente entre si. Você precisa combinar aplicações de curto, médio e longo prazo, diferentes porcentagens de risco e ter certeza que as empresas não tenham qualquer ligação.

Invista no aprendizado

Além desses cinco passos para encontrar a melhor ação, para realmente conseguir mais lucros nesse tipo de investimento, você precisa fazer o nosso curso Investidor de Sucesso. Nele, ensinamos tudo que é essencial para escolher os melhores ativos, desde o básico, até a montagem da sua carteira.