Quanto dinheiro preciso ter para começar investir?

Tempo de leitura: 2 minutos

começar a investirHoje em dia, fazer aplicações e operar na Bolsa de Valores é uma ótima alternativa para diferentes tipos de profissionais que querem garantir o crescimento de seu capital. Contudo, para aqueles menos experientes, este tipo de atividade pode gerar muitas dúvidas e até parecer um recurso exclusivo para quem tem um valor alto para aplicar. Para quebrar esse mito e mostrar como pode ser vantajoso atuar com a Bolsa de Valores, veja neste post quanto dinheiro é preciso ter para começar investir e saiba como é possível conquistar lucros altos mesmo com um capital inicial baixo.

Qual é o valor mínimo para investir?

Esta é uma das perguntas mais corriqueiras entre os investidores de primeira viagem e a verdade é que não existe um valor mínimo para começar a investir. Na teoria, é possível aplicar em uma única ação e se ela custar R$1,00 esse será o valor inicial do seu investimento, além da taxa de corretagem, custódia e tributação.

Contudo, é importante ressaltar que ainda que não exista um limite mínimo, o ideal mesmo é que você comece com um montante de, pelo menos, R$ 1 mil, exatamente para conseguir cobrir todos os outros custos citados acima e ainda ter um lucro suficiente para você continuar reinvestindo. Uma quantia inferior a essa poderia influenciar na rentabilidade da ação e não trazer o retorno desejado.

Como começar investindo pouco?

O mercado de ações é uma ótima alternativa para quem quer multiplicar seu capital mesmo em tempos de crise. E isso pode acontecer independentemente do valor inicial que você tem para começar a investir. Porém, para ter a rentabilidade esperada mesmo com pouco dinheiro para aplicar, é preciso ser ainda mais rígido e disciplinado com seus investimentos.

Ter um planejamento definido para suas aplicações e seguir uma metodologia eficaz e comprovada por outros investidores mais experientes são apenas os primeiros passos para quem quer ter sucesso nesse mercado. É preciso ainda dedicar-se para aprender sobre análises fundamentalistas, saber como escolher uma boa carteira de ações, fazer um registro minucioso dos investimento e ter paciência para entender que quando se trata da Bolsa de Valores algumas perdas são normais; basta você saber se preparar para as oscilações e se prevenir para essas situações.

Quer ir mais afundo e aprender, de uma vez por todas, a investir no mercado de ações e conquistar a sua independência financeira? Inscreva-se já no curso do Investidor de Sucesso!