Bolsa em alta? Saiba qual o melhor momento para comprar e vender ações

Tempo de leitura: 8 minutos

Como temos acompanhado, o cenário político brasileiro vive um momento otimista. O Índice Bovespa tem operado em alta, surgem diversas ações interessantes para compra ou venda e os investidores se sentem confiantes novamente com a economia. Está em dúvida de como fazer excelentes escolhas de negócio? Então saiba qual o melhor momento para comprar e vender ações.

O importante agora é estar atento às grandes oportunidades para alcançar os melhores resultados e obter mais lucratividade na sua meta de independência financeira. Porém, encontrar as mais seguras e vantajosas opções de negócios pode não ser uma tarefa fácil.

É preciso foco e estratégia para utilizar o movimento do mercado a seu favor já que são diversos os fatores que influenciam no preço dos ativos. Sejam atrelados à organização da qual a ação pertence; à economia de um modo geral e ao sentimento das pessoas em relação à empresa ou a situação econômica do país.

Para verificar com mais cautela todos esses riscos, mesmo com a alta do Ibovespa, e alcançar bons números, preparei esse post para você. Nele abordarei as principais táticas dos investidores para ter sucesso na Bolsa e saber qual o momento certo para comprar e vender ações. Boa leitura!

Como analisar ações e a melhor oportunidade para negociar

qual-o-melhor-momento-para-comprar-e-vender-ações_como-analisarNão compre ou venda ações apenas por achar que é um bom negócio. Para se movimentar na Bolsa é preciso ter um método que te aponte o que fazer em determinadas situações. Além de uma estratégia bem definida, a principal recomendação para investir é focar no longo prazo.  O que importa é o resultado final lá na frente.

É claro que manter-se em ações propícias para o momento é muito interessante, mas mudá-las toda semana porque o preço está atraente pode não ser uma boa ideia. Afinal, é impossível saber qual estará em alta nas próximas semanas. Por isso, analise a tendência em longo prazo para montar uma carteira de ações que te proteja dos períodos de queda.

Avalie os históricos das empresas e seus posicionamentos no mercado nos últimos três a cinco anos. Com base neste estudo você poderá identificar se a empresa costuma apresentar problemas e qual sua expectativa em relação ao futuro. Outro ponto importante a considerar é como a organização reage diante de uma crise.

As melhores empresas sempre se destacam ou recuperam rapidamente mesmo em eventuais declínios. Essas são boas ações para compra e a regra também se aplica para saber quando vender. Se os resultados não estão favoráveis, de acordo com os seus critérios ou método, é hora de mudar e negociar determinada ação por outra que atenda aos seus objetivos.

Defina seus critérios

Agora que você já sabe qual o melhor momento para comprar e vender ações, defina seus critérios de avaliação para montar uma carteira. Essa é a forma mais eficiente que existe para se obter sucesso na bolsa de valores. A intenção é simplificar, fazer com que você perca pouco tempo e lucre mais, pois você não dependerá da emoção para tomar decisões assertivas.

Há diversas maneiras de definir um método para investir. Ele pode ser totalmente objetivo (empresa que lucra X/ tem patrimônio Y. É ou não é.) ou subjetivo (empresa que apresenta lucros consistentes, mas podem ser números variáveis). Porém, é essencial que exista um padrão a ser seguido.

Por exemplo, você pode olhar o desempenho de uma empresa por cinco anos, pois definiu como critério o lucro crescente deste período. Se a avaliação for positiva, a empresa passa a compor sua carteira de ações, do contrário, este ativo ficará de fora. O mesmo pode ser feito com outros atributos como aumento de patrimônio, dívida equilibrada, momento econômico propício para empresa ou setor, etc.

A ideia é  somar esses critérios para selecionar as ações que você terá em sua carteira ou não. Escolha os seus, sendo objetivos ou subjetivos, para definir quais ações comprar e quando vendê-las. Feito isso, adote uma análise específica para embasar ainda mais sua tomada de decisões como veremos abaixo.

Análise técnica

 qual o melhor momento para comprar e vender ações_análise técnicaA análise técnica estuda os gráficos para encontrar padrões, ou seja, algum indicador de alta ou queda no comportamento das ações. Essa movimentação dos preços e a tendência dos ativos são vistas com muita clareza por meio de softwares gratuitos de análises gráficas.

É um estudo que que exige maior domínio do tema, neste post trago um conteúdo mais específico sobre ele,  grande controle de sentimentos e disponibilidade de tempo.  Funciona bem, mas a maioria das pessoas não atinge bons resultados por conta do fator emocional.

Análise fundamentalista

qual-o-melhor-momento-para-comprar-e-vender-ações_analise-fundamentalista

Analisa os fundamentos de uma empresa como seus balanços trimestrais, lucros, patrimônio e perspectivas futuras. A economia de um modo geral,  concorrência e indicadores do setor também são avaliados. A ideia é ser sócio de organizações que crescem e são lucrativas, enquanto elas continuarem assim.

No entanto, a análise fundamentalista também prioriza a sociedade por longos períodos. Dada sua necessidade de entender a fundo o que está acontecendo e cada um dos detalhes. Para isso é preciso experiência e muito conhecimento. Processo que pode se tornar dificultoso e demorado na hora de saber qual o melhor momento para comprar e vender ações.

Atualizando sua carteira. Devo seguir carteiras recomendadas?

A resposta é sim. Como falei no início deste post, escolher as melhores opções de negócio pode não ser uma tarefa fácil. Por isso montei o Método Investidor de Sucesso, cujo critério principal é selecionar ações de empresas com boas perspectivas, como já vimos anteriormente, para manter em carteira. Mas como fazer isso de uma maneira mais simples?

Você não precisa de muito conhecimento. Seu plano de ação será avaliar de três a quatro carteiras recomendadas no portal das corretoras de sua confiança ou de especialistas com histórico de sucesso nos últimos anos. Veja quais ações aparecem mais de uma vez em cada carteira e dê uma atenção especial a elas. Para repetirem-se, elas devem performar bem.

Feito isso, selecione as ações de acordo com seu capital e lembre-se de variar os setores, pois a segurança está na diversificação. Agora você está pronto para atualizar sua carteira baseado em conceitos e filosofia certos. O segredo é saber o que queremos, ter estratégia e sempre seguir a carteira recomendada. No artigo Em quanto tempo preciso atualizar minha carteira de ações eu trago mais detalhes para você.  

Então, para saber qual o melhor momento para comprar e vender ações, verifique se a empresa que você mantém em sua carteira ainda atende aos critérios escolhidos. Se ela estiver em desacordo com algum deles, você pode vender essa ação e a substituir por outra da carteira recomendada. Se, no futuro, esta mesma empresa estiver novamente alinhada com seu método você pode readquirir o ativo.

Saiba mais sobre o mercado de ações

 qual o melhor momento para comprar e vender ações_saiba maisDemorei anos para desenvolver um método eficiente, fácil e que trouxesse simplicidade para meus investimentos. Como você, sempre quis alcançar minha independência financeira e fazer com que meu dinheiro trabalhasse por mim sem precisar perder meu tempo. Após muitos estudos, pesquisas e participações em cursos desenvolvi o Método Investidor de Sucesso.

O objetivo é trazer um conhecimento didático e acessível a todos sobre o mercado de ações, assim como, mostrar de que forma consigo com apenas 30 minutos por mês alcançar bons resultados na Bolsa de Valores. É um método que comprovadamente funciona – pois já o utilizo há mais de 10 anos – e que exige pouco estudo e análise para quem está começando.

Se deseja saber mais sobre meu método e conhecer de que forma faço meus investimentos clique aqui. Será um grande prazer poder ajudá-lo!

Continue acompanhando meu conteúdo: