Como investir em ações de alto risco

Tempo de leitura: 8 minutos

Diferente do que muitos pensam, investir na bolsa de valores pode ser sim seguro para o seu dinheiro. Sem contar as grandes chances de rentabilidade, tanto em médio quanto em longo prazo. Mas, é claro que tudo vai depender de conhecimento, da forma como se encara o mercado e saber a hora certa de agir, principalmente ao se deparar com ações de alto risco.

Mesmo quem prefere arriscar um pouco mais para conquistar lucros maiores na Bolsa, pode fazer isso de maneira que não comprometa sua saúde financeira. Também é possível aliar segurança suficiente para não ter prejuízos irrecuperáveis como vimos no parágrafo acima. Quer saber como? Leia a publicação a seguir e veja como aumentar suas chances de sucesso!

Boa leitura!

Entenda o que é risco de investimento

Se caracteriza pela chance de algum imprevisto atrapalhar a performance de determinado investimento. Dessa forma, o risco está diretamente conectado à previsão de retorno da aplicação. Ou seja, quanto mais o resultado puder variar, mais arriscada será a modalidade. E é esse o motivo pelo qual a renda fixa (como a poupança) é considerada pouco rentável.

Portanto, o risco de investimento faz parte de toda renda variável como é o caso da Bolsa de Valores. E a questão do risco está sempre ligada ao lucro. Isso quer dizer que o risco a que você se expor será proporcional ao seu resultado. Então, se você quer uma rentabilidade maior, precisa estar disposto a arriscar e investir além da poupança…

Outro agravante é o de que, qualquer investimento, em que não se tenha o conhecimento necessário, pode ser de grande risco. Por isso, é importante entender todo funcionamento do mercado com empenho e dedicação. Então, façamos das palavras de Warren Buffett as nossas: “o maior inimigo do investidor é ele mesmo”.

Com essa frase, ele quis dizer que não é a chance de perder em si que trará problemas para o investidor, mas sim a falta de informação sobre como amenizá-la. Lembre-se disso antes de encarar ações de alto risco e também:

Conheça os possíveis riscos de investimento da Bolsa

ações de alto risco 2

Risco da corretora: Responsável por intermediar investidores e empresas, a corretora de valores atua na negociação (compra e venda) das ações. Embora seja muito difícil, existe o risco dela quebrar e o seu dinheiro em conta ficar ‘confiscado’, caso isso aconteça.

Risco de mercado: Questões econômicas em geral (micro e macroeconômicos) também podem afetar o preço das ações. Sejam medidas do Governo Federal, a própria inflação e o índice de desemprego – alheios à empresa em si – podem fazê-la declinar em competitividade.

Risco da empresa: Sempre avalie muito bem a companhia em que deseja investir (crescimento, lucro, dívidas e todo seu comportamento financeiro). Fundamental para que você não leve uma ‘invertida’ no decorrer do caminho. Pois, empresas com reputações ruins terão suas ações em queda. Saiba mais no próximo parágrafo:

Analise as empresas e saiba o que pode ser arriscado…

As ações de alto risco geralmente são aquelas que estão ligadas a nichos de mercado muito voláteis, a empresas pouco conhecidas ou em difícil situação financeira. O que não significa que você deva evitá-las completamente. Mas, para fazer um investimento desse porte você deve estar munido do maior número de dados, relatórios e análises possíveis.

Faça um estudo minucioso sobre a empresa cujas ações você pretende comprar e, ainda que seja relativamente nova, observe como ela se agiu em momentos de adversidade econômica. Além disso, veja quais são suas perspectivas de crescimento, reputação, quem são as pessoas à frente do negócio e seu grau de estabilidade.

Instituições com fundamentos questionáveis costumam ser pouco buscadas por bons investidores, possuem ações de baixíssimo custo e podem, inclusive, estar quebradas ou com problemas judiciais. Nesse ângulo, opte por aquelas menos vulneráveis às oscilações e com bons antecedentes no mercado. Esses são fatores muito importantes para considerar.

Evite também fazer parte de fundos de investimentos. Nessa opção, as taxas de manutenção são bastante altas e, caso algo dê errado, você terá ainda mais prejuízos. Invista por conta própria, essa é a melhor maneira de aumentar suas chances de sair ganhando em todos os sentidos.  Assim, é altamente recomendado que você…

Utilize uma metodologia comprovada para ações de alto risco

ações de alto risco 3

Regra fundamental para qualquer aplicação que você faça. E, quando falamos de investimento em ações de alto risco, o seu planejamento deve ser baseado em metodologias comprovadas por outros investidores qualificados. Ouça especialistas, pessoas com experiência e descubra quais métodos eles usaram para alcançar seus resultados.

Essa é uma ótima alternativa para minimizar riscos de perdas e conseguir sobreviver às épocas de flutuação econômica. Até porque há várias táticas que auxiliam na avaliação do mercado e das ações da Bolsa, como as análises técnica e fundamentalista. Ambas podem ser grandes aliadas na redução dos prejuízos e, consequentemente, dos lucros aumentados.

Fora isso, descobrir como ser paciente e frio nos investimentos também é salutar. Sabemos que não é fácil, mas se faz necessário saber lidar com a imprevisibilidade desse universo, que nem sempre significa o caos como muitos pensam. Em certas ocasiões, a queda de um ativo, por exemplo, pode ser crucial para que ele valorize mais no médio e longo prazo.

Então, quais as vantagens de um método?

  • Estar sempre posicionado em ações de boas e lucrativas empresas;
  • Atualização com tendências de mercado e perspectivas de crescimento;
  • Diversificação entre ações de diversos segmentos;
  • Economia de tempo;
  • Baixo envolvimento emocional;
  • Não exige um vasto conhecimento sobre o assunto.

Outro ponto importante é que você:

Diversifique as aplicações

Outra forma de minimizar os riscos é diversificar as ações da sua carteira de investimentos. Por exemplo, ao investir em 10 empresas diferentes, você consegue variar os setores de atuação de cada uma delas e diminuir suas chances de prejuízo. Isso acontece porque dificilmente todas as ações cairão ao mesmo tempo.

Por tal motivo, alocar ativos é uma das premissas máximas da Bolsa de Valores e de todo investidor de sucesso. Quando se adota uma postura de diversificação fica mais fácil manter uma rentabilidade média interessante. E a alocação pode não só ser feita em ações, como (deve) ser utilizada para explorar outros investimentos em paralelo. Veja o vídeo abaixo:

Mas, não adianta: quem quer lucro tem que estar disposto a ter prejuízos também. Então, é essencial que você tenha total consciência do quanto está pretendendo arriscar de fato. E é esse pensamento que lhe ajudará a definir um limite para suas perdas e impedir que você se precipite na hora de comprar ou vender as ações de alto risco. Por fim…

Não tenha pressa para colher resultados

ações de alto risco 4

Paciência é a palavra-chave para qualquer investidor que queira ter uma boa margem de lucros. Mesmo ao comprar ações de alto risco. Leva um tempo para que o ápice de rentabilidade realmente aconteça. Sem contar ainda que é preciso ser extremamente “sangue-frio” para enfrentar as baixas e entender que as quedas são naturais na renda variável como vimos hoje.

Saber se é ou não o momento de vender as ações para utilizar o capital em outra empresa só dependerá do tempo. O que é certeiro é o fato de que, se você não tentar, jamais conseguirá conquistar sua independência financeira, ter todas as suas contas pagas e se ver livre da aposentadoria pública (se é que poderá contar com ela como uma opção).

Você está pronto (a) para não depender mais de um futuro incerto? Então, conheça o método Investidor de Sucesso. Saiba como aproveitar as ações de alto risco da Bolsa de uma forma bastante controlada, com baixos riscos. E utilize uma estratégia que faça das suas operações bastante seguras e rentáveis…

Clique aqui e garanta sua independência financeira, pois o que importa agora são as decisões que você tomar daqui pra frente. E o nosso objetivo é ajudá-lo a fazer as melhores escolhas para o sucesso e a multiplicação das suas finanças. Por isso, deixamos nosso convite para conhecer o trabalho que realizamos com votos de que possamos nos encontrar muito em breve!

Um grande abraço e até a próxima!