7 Cuidados que Você Deve ter Antes de Comprar Ações

Tempo de leitura: 3 minutos

comprar açõesCom a crise, saber onde investir o dinheiro é ainda mais importante, já que o orçamento curto deixa pouco espaço para falhas. Nesse sentido, a bolsa de valores, com ótimos rendimentos e riscos moderados, torna-se uma excelente opção. No entanto, antes de colocar suas finanças e esperanças nesse mercado, é preciso tomar todas as precauções necessárias para que os riscos sejam os menores possíveis. Para ajudá-lo, nós criamos esse artigo com alguns cuidados essenciais que você deve ter antes de comprar ações.

Entenda que você correrá riscos

Um investidor de sucesso possui um bom conhecimento sobre como o mercado de ações funciona, conseguindo fazer todas as análises necessárias para reduzir a um número bem baixo os riscos que serão corridos, porém, eles sempre existirão. Por isso, tenha cautela e faça todo o estudo com calma antes de comprar suas primeiras ações.

Defina seu perfil de investidor

Basicamente existem três perfis de investidores: conservador, moderado e agressivo. Saber a qual grupo você pertence é importante, pois isso irá influenciar diretamente suas estratégias de investimento. A principal diferença entre os três é a capacidade de tolerar riscos e lidar com perdas.

Conheça o Mercado antes de comprar ações

Ter um bom domínio do mercado de ações é indispensável para realizar suas primeiras compras. Além de saber como diferenciar uma ação PN de uma ON e quais as vantagens de desvantagens de cada uma delas, é importante conseguir identificar uma oscilação normal de um indicativo de virada do mercado.

Conheça a empresa

Um investidor de sucesso sempre faz uma análise da empresa da qual comprará ações. Além das flutuações do mercado (fatores externos), o desempenho da empresa (fatores internos) é a grande diferença entre obter lucros ou ter grandes perdas. Esse ponto é medido por elementos dos âmbitos político, econômico e administrativo. Antes de investir, é imprescindível fazer uma análise completa do relatório financeiro da instituição.

Analise os dados

Embora alguns investidores se gabem de terem conseguido excelentes ganhos usando apenas a experiência e a intuição, investir na bolsa de valores é muito mais sobre saber analisar os dados corretamente do que ter palpites certeiros. Apenas com a análise dos dados do passado, é possível “prever” o futuro e conseguir antecipar subidas ou quedas, aumentando seus lucros no processo.

Use Análises Fundamentalistas

Além de fazer um estudo sobre a empresa que pretende comprar ações e observar os gráficos, é preciso estender essa análise a todos os fatores que podem corroborar com uma possível valorização ou desvalorização de seus papéis em uma análise fundamentalista. Fatores como inflação, taxas de juros, rumos políticos, decisões do governo e câmbio são elementos que podem afetar a empresa, principalmente em um momento de crise.

Tenha calma na hora de decidir

Como é de conhecimento popular, a pressa é inimiga da perfeição, e nesse caso, dos lucros. Só invista quando tiver certeza de que as ações irão se valorizar. Lembre-se que esse tipo de negócio tem seu grau de risco inevitável, então evite todos os outros.

Investidor de Sucesso

Além dos cuidados citados acima, fazer o curso Investidor de Sucesso é indispensável para conseguir ler os indicadores de bons negócios e ganhar dinheiro investindo na bolsa de valores. Na formação, você terá acesso a módulos que vão desde o básico até dicas essenciais para montar uma carteira de ações de sucesso.