6 Maneiras para Analisar os Mercados que Estão Subindo ou Caindo

Tempo de leitura: 2 minutos

análise de mercadosDescobrir o momento certo para comprar ou vender uma ação é essencial para obter lucro nesse tipo de investimento. Essa é uma atividade tão importante quando complicada, pois os ganhos dependem das flutuações no mercado, até mesmo os menores, principalmente para quem opera em curto prazo. Para ajudá-lo nesse processo, separamos uma lista com seis maneiras para analisar os mercados que estão subindo ou caindo.

Processo de correção anterior

O termo ondas é bastante comum quando os economistas explicam os movimentos de uma ação. Isso porque mesmo dentro de uma tendência de alta, há um recuo normal no valor das ações até um ponto em que elas voltam a subir. O processo de correção é exatamente esse movimento contrário à tendência que sempre acontece antes do ativo voltar a seguir o fluxo anterior. Visualizar esse ponto é indispensável para encontrar a melhor hora para fazer a compra.

Encontrar a região de suporte

O ponto em que um processo de correção termina e o valor da ação volta a acompanhar a tendência é conhecido como região de suporte. Excelente indicativo para as negociações, elas podem ser previstas observando as regiões de resistência que foram ultrapassadas e pelas médias móveis.

Sinal de reversão

Nem sempre é fácil encontrar a região de suporte, por isso, muitos investidores preferem esperar por sinais de reversão, ou seja, indícios de que a ação está voltando a seguir a tendência anterior. Entre os mais utilizados para determinar esse momento estão as combinações de candle.

Volume acima da média

Esse é um dos indicadores mais importantes para definir se realmente é uma ação irá voltar a seguir a tendência ou se houve uma reversão na movimentação anterior do ativo. Por exemplo, se os volumes forem menores que os apresentados no movimento de correção, é um indicativo de que esse ponto ainda não é fundo da onda.

Excepcionalidades

Existem fatores externos ao mercado que podem ocasionar uma movimentação inesperada, porém, que retornará ao ponto anterior em pouco tempo. Por exemplo, um escândalo relacionado a um CEO de uma grande empresa pode causar medo nos investidores que irão retirar seu dinheiro, levando a uma tendência a baixa. No entanto, se esse fato não estiver relacionado ao desempenho da organização, pouco tempo depois, as ações dela voltarão ao valor anterior.

Resultados corporativos

Sempre que uma empresa divulga os resultados do último trimestre, o mercado de ações é afetado. No entanto, mesmo em casos de aumento de lucros, pode haver uma desvalorização das ações. O importante para descobrir como será a reação dos investidores, é analisar as expectativas. Caso os resultados superem o que era esperado, isso motivará alta.

Investidor de Sucesso

Essas dicas conseguiram ajudá-lo a conseguir analisar os mercados com mais clareza? Para obter maiores lucros em seus investimentos, você precisa dominar todo o conhecimento a respeito do funcionamento do mercado da bolsa de valores. E é exatamente isso que terá acesso ao fazer o curso Investidor de Sucesso.