5 Armadilhas Comuns do Mercado da Bolsa

Tempo de leitura: 2 minutos

mercado da bolsaEm meio a crise e o panorama não tão favorável da economia brasileira, os investidores encontraram nas ações uma boa oportunidade bons rendimentos, tendo riscos moderados. Diferente de tempos anteriores, hoje em dia, qualquer pessoa pode operar na bolsa de valores de forma fácil, automática e do conforto do seu lar.

No entanto, nem tudo são flores. Muitos dos novos investidores perderam boa parte do seu patrimônio simplesmente por não saberem o que estavam fazendo, ou mesmo quando tinham esse conhecimento, ficaram cegos para algumas armadilhas do mercado da bolsa de valores. Para evitar que você também caia em alguma delas, nós listamos as cinco mais comuns.

Pensar no mercado da bolsa de valores como uma partida de poker

Mesmo que você não jogue poker, deve entender o conceito do all-in, quando um jogador aposta tudo que tem em uma partida. É importante entender que o mercado de ações não é um jogo e sim uma modalidade de investimento. Sendo assim, mesmo com boas chances de “vencer”, é preciso colocar apenas uma parte do seu capital “nessa mão” e variar suas aplicações.  

Não contar com possíveis perdas

Perder é sempre ruim, ainda mais quando falamos em dinheiro. Porém, no mercado de ações, isso acontece frequentemente, até mais do que grande parte dos investidores irão admitir. O sucesso na bolsa de valores está muito mais atrelado a ter mais vitórias do que derrotas do que ganhar sempre.

Montar uma carteira pouco variada

Ter uma carteira de ações bem diversificada é essencial para diluir os riscos dos seus investimentos. Dessa forma, se acontecer um imprevisto e um de seus ativos perder valor rapidamente, o prejuízo ficará restrito apenas a uma parte do seu patrimônio. É importante ter no mínimo cinco empresas em sua carteira, além disso, elas não poderão ter qualquer relação entre si, para que um único evento não consiga afetar tudo o que você possui.

Não fazer uma análise fundamentalista

Analisar os números e indicativos da saúde de uma empresa é algo comum e utilizado por praticamente todo investidor. Embora os números consigam, efetivamente, prever o futuro, esse tipo de avaliação não lhe dará um panorama total sobre os rumos do mercado e quais os riscos de cada ativo. Por isso, principalmente em seus maiores e mais importantes investimentos, é importante realizar uma análise fundamentalista completa.

Achar que especialistas não sabem de nada

Você até pode saber escalar a seleção brasileira melhor que o Dunga ou fazer uma análise de uma partida de futebol superior ao craque Neto, no entanto, isso só vai acontecer no mercado da bolsa valores se você tiver amplo conhecimento e anos de experiência. Caso contrário, sempre ouça o que os especialistas têm a dizer sobre a qualidade de uma ação.

Investidor de Sucesso

Além dessas cinco armadilhas bastante comuns do mercado da bolsa de valores, para conseguir efetivamente ganhar dinheiro em seus investimentos, o curso Investidor de Sucesso vai ensinar tudo o que você precisa saber. Que tal começar agora? 😉